Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Provas foram aplicadas ontem (30), em 75 locais de Londrina. Condições meteorológicas e os dois adiamentos seguidos da data de provas provocaram uma ausência de 42% sobre o total de 27.432 inscritos no Vestibular 2021.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizou o Vestibular 2021 ontem (30), em fase única. O gabarito provisório da Prova de Conhecimentos foi disponibilizado após o término das provas, ainda ontem. O concurso foi aplicado em 75 locais de Londrina, com 50 questões de múltipla escolha sobre o tema “Fronteiras” e uma redação sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A aplicação do concurso considerou protocolos rígidos de higiene e o distanciamento social para prevenir o contágio da Covid-19.

As condições meteorológicas e os dois adiamentos seguidos da data de provas provocaram uma ausência de 42% sobre o total de 27.432 inscritos no Vestibular 2021. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, considerou o índice de ausentes dentro da margem estimada pela equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), baseada nos registros de abstenção de outras universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Precisamos considerar que muitos jovens fizeram outros vestibulares de instituições públicas estaduais e federais e estão até matriculados. Por isso é um número dentro do esperado”, afirmou. O reitor lembrou que a decisão de realizar a prova em apenas um dia, com valor de inscrição reduzido, foi importante para que a Universidade conseguisse a inscrição de mais de 27 mil estudantes.

Ele destacou o rigor na aplicação das provas. “Foi um processo sério e bastante rigoroso. Essa era a última janela que tínhamos para realizar a prova dentro das condições técnicas e sanitárias”, afirmou ele.

A partir de agora, a Universidade obedece um cronograma de correção de provas, divulgação de gabaritos e dos aprovados nas sucessivas convocações. Também é preciso considerar prazos para matrícula e recebimento de documentos.

Prova Temática

A diretora da Cops, professora Sandra Garcia, explicou que todas as questões relacionadas ao conteúdo do Ensino Médio tiveram o tema Fronteiras, relacionado à questão geográfica e ao conhecimento. A temática foi abordada de forma interdisciplinar nos 50 testes de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Sociologia, Língua Portuguesa e literaturas em Língua Portuguesa. Os candidatos também responderam a quatro questões de línguas – inglês, espanhol ou francês.

Com relação à redação, a diretora explicou que os candidatos foram desafiados a produzir um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 25 linhas, baseados em três textos apresentados, que abordavam razões que levam pessoas a transgredir medidas de enfrentamento à Covid-19. Entre os textos apresentados estava uma matéria da Agência UEL/O Perobal, publicada em janeiro deste ano, sobre estudo desenvolvido no Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, sobre perfil antissocial de pessoas que não cumprem medidas na pandemia.

Outro texto apresentado revelou o caso de uma família de Mato Grosso condenada a pagar multa de R$ 20 mil por desrespeitar o isolamento social. Já outro texto base era a chegada de 2021 marcada pelo desrespeito ao distanciamento, durante as festas de Reveillon no Brasil.

A diretora avaliou que a prova conseguiu manter a característica do Vestibular da UEL, temática e que exige a interpretação de conhecimentos. “Fizemos um processo condensado, mas cumprimos o pretendido que era manter a interdisciplinaridade, apresentando questões que envolvem a atualidade”, considerou Sandra.

Cronograma

O gabarito definitivo sai dia 10 de junho, às 17 horas. Os gabaritos serão divulgados no site da COPS. A publicação dos classificados na 1ª Convocação sai dia 5 de julho, ao meio dia, também no site da COPS. A pré-matrícula (obrigatória) dos classificados ocorre de 5 a 8 de julho.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.