Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, na quinta-feira, 15, os deputados estaduais Tercilio Turini e Evandro Araujo, membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, para reunião de trabalho sobre a Instituição. O intuito da visita foi elaborar um plano de ações em conjunto com a Universidade, para definir metas para se melhorar as condições físicas, de pessoal e estrutura pedagógica da Instituição. Participaram do encontro o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; os diretores dos campi de Cornélio Procópio, Vanderleia de Oliveira; Jacarezinho, Fabio Antonio Neia Martini; e Luiz Meneghel, Édson Marcos Sgarbi, além de pró-reitores, diretores de centros, professores e servidores.

Durante o evento, o pró-reitor de Planejamento da UENP, Bruno Galindo, apresentou o Programa Estratégico da Instituição por meio do qual destacou as necessidades para ampliação e modernização da estrutura universitária da UENP e investimentos fundamentais para o desenvolvimento de cada campus. Sobre os campi de Jacarezinho e de Cornélio Procópio, Bruno ressaltou o objetivo de unificação das unidades, visando otimizar recursos e melhorar estrutura. Para o Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, ele salientou a necessidade de melhoria dos espaços, expansão e adequação da infraestrutura.

Na visita da Comissão, que já esteve nas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), o deputado Evandro Araujo acentuou: “Não tenho nenhuma dúvida quanto a efetividade do trabalho, o esforço de qualificação e toda a organização que a equipe da UENP vem mostrando, no sentido da elaboração de projetos para buscar recursos. Os números são importantes em torno da presença da UENP aqui no Norte Pioneiro e as cidades onde compreende a ação da Instituição. Temos a clareza da importância dessa Universidade para a região, que carece de forças políticas e de recursos para seu desenvolvimento”, pontuou Evandro.

O deputado Tercílio Turini agradeceu a oportunidade de poder discutir e refletir sobre a situação da Universidade. Ele também destacou o papel fundamental e estratégico que a Instituição desempenha, não só na formação de profissionais, mas também no desenvolvimento da região. “A UENP desempenha um papel importante para essa região. Nos colocamos aqui como interlocutores da Universidade junto aos outros deputados, aos senadores, junto ao Governo do Estado do Paraná. A nossa equipe é uma comissão técnica que buscar fazer mais pelas universidades, sensibilizar outros deputados a conhecerem a realidade das instituições paranaenses”, destacou.

O vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa destacou a visita dos deputados que se comprometeram a colaborar com as necessidades de ampliação e modernização da estrutura universitária da UENP, com a destinação de emendas parlamentares para a Instituição em 2016. Fabiano pontuou que a Universidade vive um momento difícil do ponto de vista financeiro, mas que conta com a sensibilidade de parceiros no Governo para superá-los. “Nós temos dois parceiros dentro do Governo do Estado, que é o professor João Carlos, da SETI, e o deputado Luiz Claudio Romanelli, que sempre estão ao nosso lado. Sabemos de todos os problemas financeiros que o Estado vem atravessando, a crise econômica do País, mas a UENP tem necessidades para sua sobrevivência e depende essencialmente dos recursos do Estado”, salientou.

“O Governo do Estado investe bastante em ensino superior, mas a UENP merece e precisa de uma atenção maior. Não estamos comparando, estamos buscando uma equiparação às condições de trabalho. Esta universidade, estes alunos estão muito a fim de trabalhar e nossos números mostram isso, mas precisamos de uma condição mínima para que isso aconteça”, destacou. Fabiano acentuou ainda que “Esta visita vem muito nos apoiar no sentido de mostrar o tamanho da nossa Universidade, o que nós queremos ser e qual a nossa importância para esta região do Paraná”.

Tiago Angelo/Asimp/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.