Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A UniFil e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) lançam o curso de Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias, para capacitação e aprimoramento de médicos veterinários, desenvolvimento de tecnologias e criação de práticas inovadoras. São quatro áreas de estudos focadas em  pequenos e grandes animais: nutrição, reprodução, patologia clínica e diagnóstico por imagem.

O curso é gratuito e o edital de inscrição será lançado no segundo semestre, com início da primeira turma em 2018. O mestrado profissional se difere do acadêmico por oferecer mais atividades práticas e, assim, preparar o veterinário para atuação mais direcionada ao mercado. Na conclusão, o aluno pode optar em apresentar dissertação, projeto técnico, análise/relato de caso ou desenvolvimento de instrumentos (equipamento, protótipo ou patente).

“Nesse formato, o mestrando tem a possibilidade de criar ou aperfeiçoar um produto ou uma técnica de aplicabilidade comercial. O Norte do Paraná é centro de excelência na pecuária, com criadores de bovinos e equinos de alta qualidade genética. Já na área de pequenos animais, principalmente cães e gatos, é um segmento que cresce a cada dia. Ou seja, existe demanda para novos insumos, tecnologia e inovação”, diz a professora doutora Suellen Córdova Gobetti, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UniFil.

Outra diferença do mestrado profissional é a possibilidade de o aluno estar trabalhando, o que na maioria das vezes não se permite no acadêmico. “Essa característica abre oportunidade de aprimoramento para quem está na iniciativa privada, órgão público e outros setores, para aqueles que não podem deixar o trabalho. Além disso, o veterinário poderá desenvolver um experimento para aplicação prática em sua área de atuação”, acrescenta a professora.

As aulas teóricas e práticas serão nos laboratórios e hospitais veterinários das duas instituições. O aluno pode concluir o mestrado em 12 ou 24 meses. “O calendário é flexível, o participante escolhe os módulos e cumpre os créditos necessários. A prática será de acordo com a área de estudo e a proposta de experimento apresentada na seleção”, informa Suellen Gobetti, que integra o corpo docente juntamente com outros professores da UniFil e da UEL. O coordenador do curso é o professor Marcelo Zanutto, da UEL.

O reitor Eleazar Ferreira destaca que a UniFil dá mais um importante passo com o lançamento do primeiro mestrado profissional. “A parceria fortalece as duas instituições como referências no ensino superior. O Hospital Veterinário da UniFil é apontado como um dos mais modernos do Paraná. As graduações de Medicina Veterinária da UniFil e da UEL têm conceito máximo do Ministério da Educação. Estamos unindo o que as universidades oferecem de melhor”, afirma.

Asimp/UniFil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.