Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa neste domingo, 7 de outubro, 47 anos. Ela foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação em 1971. As comemorações do aniversário começam nesta quinta-feira, com solenidades, atividades acadêmicas especiais, artísticas e de homenagens, que têm o objetivo de evidenciar a importância da instituição para o desenvolvimento tecnológico, social e cultural da região norte do Paraná.

Durante a programação que será desenvolvida durante o mês de outubro, a UEL terá o tradicional plantio da peroba, na segunda-feira (8), o Dia C da Ciência (dia 17), no Aterro do Lago Igapó, para divulgar junto à comunidade de Londrina projetos de pesquisa e ensino de várias áreas. Também no dia 18, outra novidade é o lançamento do novo portal da Universidade, com layout atrativo e responsivo, além de recursos de áudio e vídeo.

A programação oficial será marcada pelo lançamento, na quinta-feira (4), da nova logomarca da Clínica Odontológica Universitária (COU), seguida de cerimônia de reconhecimento ao trabalho realizado por professores pioneiros do curso de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A cerimônia será realizada a partir das 10 horas, na COU do Campus Universitário.

O tradicional plantio da peroba será no próximo dia 8, a partir das 9 horas, no bosque Perobal, no Campus Universitário, homenageando o ex-reitor da UEL, João Carlos Thonsom (1990/1994), professor aposentado do curso de Medicina, do CCS.

Ciência

No dia 17 de outubro será realizado o Dia C da Ciência, mostra de projetos científicos de várias áreas, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, em parceria com o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. As atividades serão realizadas no Aterro do Lago Igapó, a partir das 8h30, com estandes de projetos científicos da UEL e demais Universidades e centros de pesquisas de Londrina. Escolas que mantém projetos de Iniciação Científica Júnior foram convidadas a visitar a mostra.

No mesmo dia serão realizadas duas conferências sobre o tema Ciência para a redução das Desigualdades, com palestrantes convidados, no auditório maior do Centro de Ciências Biológicas da UEL. A primeira palestra será a partir das 16 horas, com o economista e escritor Márcio Pochmann. Depois, a partir das 19h30, está prevista outra conferência com o professor da UFRJ e ex-presidente da Petrobrás, Luiz Pinguelli Rosa.

Portal

No dia 18 de outubro a UEL entregará oficialmente a reformulação do seu portal, que registrou média de 56 mil visualizações/mês, no último quadrimestre. Também serão apresentados novos canais de mídias sociais da instituição, como Facebook, WhatsApp e uma NewsLetter, que tem o objetivo de integrar a comunidade interna. No mesmo dia será realizado no pátio do Restaurante Universitário a Feira de Livros e exposição de cordel, iniciativa da Eduel e Sistema de Bibliotecas. As atividades terão início a partir das 11 horas.

A programação conta ainda com lançamento de filmes no Cine Com-Tour/UEL, na próxima quinta-feira, 11 de outubro, além de lançamento de novos títulos da Editora da UEL. Na próxima semana, estudantes, servidores e professores ganharão cardápio diferenciado para lembrar os 47 anos de atividades acadêmicas da Universidade. As refeições especiais serão servidas no cardápio do almoço e jantar.

Projeção

O reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, afirma que a importância da UEL pode ser vislumbrada a partir dos números. Para se ter uma dimensão da grandeza, a Universidade é a segunda maior geradora de empregos de Londrina, detém o segundo maior hospital público do Paraná, o Hospital Universitário, e tem conseguido se projetar no Brasil e no exterior a partir do impacto de suas pesquisas e publicações científicas. "Os efeitos multiplicadores de todo o serviço prestado podem ser visualizados não somente na educação e na ciência, mas em todas as áreas", afirma o reitor.

73 mil profissionais

Ao longo de 47 anos de existência a UEL formou 73.647 profissionais em diversas áreas do conhecimento. Referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, a Universidade é importante polo de produção de conhecimento e tecnologia de Londrina e região, com atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas em nove Centros de Estudos.

Hoje, a Universidade é formada por uma comunidade de 24.002 pessoas. São 4.681 servidores, entre professores e funcionários, além de 13.186 alunos de graduação e 6.135 de pós-graduação. O total de cursos de graduação ofertados é de 54. Na pós-graduação são ofertadas 64 especializações, 48 mestrados e 25 doutorados, que ofertam mais de 900 vagas, além de 66 residências da área da saúde - Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Médica, Multiprofissional e Veterinária. Ao todo são 6.318 projetos de pesquisa cadastrados e mais 233 projetos e programas de extensão

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.