Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganhará mais um novo curso. A governadora Cida Borghetti confirmou nesta terça-feira (4), no Palácio Iguaçu, a criação do bacharelado em Biotecnologia, que atenderá as demandas do mercado por profissionais habilitados para atuar nesta área. O primeiro vestibular será em 2019 e o curso começa em 2020.

Cida ressaltou a importância que a ampliação e o reforço do ensino superior tem para o desenvolvimento do Estado. “Investir na educação superior, na ciência, tecnologia, inovação e pesquisa faz toda a diferença para o Paraná e para os paranaenses”, disse Cida. “Destaco o trabalho da UEL, reconhecido internacionalmente, inclusive na área de biotecnologia”, afirmou a governadora. Ela lembrou que a UEL já tem mestrado e doutorado em biotecnologia e que, com a graduação que passa a ser ofertada, completa um sistema de pesquisa e inovação nesta área. A UEL ficou 17 anos sem novos cursos. Este foi o segundo autorizado pela governadora em menos de um mês. O outro foi de Nutrição.

Inovação

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, também ressaltou que o curso de Biotecnologia complementa o trabalho que a Universidade de Londrina já realiza na área. “A UEL já vem desenvolvendo pesquisa e pós-graduação e a graduação dará um fechamento nas atividades, formando novos profissionais. Uma área recente, mas com grande potencial já que a tecnologia é baseada na biologia, muito usada na agricultura, medicina, meio ambiente e nas ciências do alimento”, afirmou o secretário.

O Curso

De acordo com o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, a primeira turma do bacharelado em Biotecnologia começa em 2020, com vinte vagas em período integral que serão ofertadas. “Esse curso se integra no ecossistema de inovação de Londrina, potencializando a capacidade de toda a região se tornar um polo de inovação, ciência, tecnologia e pesquisa”, afirmou o reitor.

A biotecnologia compreende a produção de bens e serviços nas áreas de pesquisa, produção e utilização de novos insumos, como nos setores agrícola, industrial, de saúde e ambiental. O reitor Sérgio de Carvalho lembrou que a formação de profissionais na área é importante, principalmente em Londrina, pela presença do agronegócio, alimentos, indústria química e de saúde (produção de farmoquímicos e farmacêuticos).

Nenhuma instituição de ensino superior do município oferta vagas para biotecnologia ou área similar. A carga horária do curso será de 3.750 horas, com regime de matrícula seriado anual. O período mínimo de realização do curso será quatro e o máximo de oito anos.

Reconhecimento Internacional

Uma das principais instituições de ensino superior do Estado, a UEL tem 21 mil alunos matriculados e oferta anualmente 2.521 vagas anuais em 54 cursos de graduação. A universidade conta também com 25 cursos de doutorado e 49 de mestrado.

Recentemente a UEL conquistou a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de mais quatro novos cursos de doutorado. A partir de 2019, serão ofertados os cursos de doutorado em Sociologia, Ciência da Informação, Filosofia e Fisiopatologia Clínica e Laboratorial.

A UEL foi considerada a 5ª melhor universidade estadual do País pela Times Higher Education World University Rankings (THE), se destacando nos conceitos de ensino e pesquisa. Também ficou em 19º lugar entre as instituições públicas no Brasil no Ranking Universitário Folha.
AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.