Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nove cursos de universidades estaduais do Paraná avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de 2016, conquistaram a nota 5, máxima na avaliação. Outros 35 cursos receberam a nota 4 e 11 a nota 3. O resultado da avaliação, que analisou o desempenho de cerca de 195 mil estudantes concluintes, dos cursos de 197 instituições de ensino superior no Brasil, foi divulgado na última sexta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As universidades estaduais que tiveram cursos com nota máxima são a de Maringá (UEM), com Biomedicina e Odontologia; a de Londrina (UEL), com o curso de Agronomia; de Ponta Grossa (UEPG), com Agronomia, Odontologia e Farmácia; do Oeste do Paraná (Unioeste), com Fisioterapia; e a do Centro-Oeste (Unicentro), com os cursos de Enfermagem e Agronomia.

“Os índices do Enade comprovam os resultados do importante trabalho desenvolvido em nossas universidades na busca incessante pela qualidade do ensino superior”, afirmou o secretário (em exercício) da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio. “Também são reflexo da atenção dada pelo Governo do Estado, que coloca o ensino superior como prioridade de seus investimentos, garantindo as condições necessárias para mantermos os índices de qualidade da educação superior ofertada à população paranaense”, disse ele.

NOTAS - O curso de Agronomia da UEPG teve a segunda maior nota entre os 253 cursos avaliados no Brasil e a maior nota entre as instituições públicas. Dos 206 cursos de Odontologia avaliados, o da UEPG ficou em 5º lugar geral e em primeiro entre as públicas. O curso de Odontologia da UEM é o 8º melhor avaliado no Brasil e o 4º entre as públicas. Entre os 177 cursos de Medicina avaliados, o da UEM ficou em 4º lugar geral.

O coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mário Athayde Júnior, destacou o excelente desempenho das universidades estaduais se comparado aos resultados nacionais, mesmo com o aumento de cursos avaliados. “Em termos nacionais, apenas 1,2% dos cursos avaliados alcançaram nota 5 e 26,5% obtiveram nota 4. Nas universidades mantidas pelo Governo do Paraná, os índices são de 15,51% e 60,34%”, disse ele.

MAIOR - Este foi o maior Enade já realizado, tanto em número de cursos quanto de participantes. No ano de 2016 foram avaliadas 18 áreas de enquadramento: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Gestão Ambiental.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.