Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições na próxima segunda-feira (11.01). Das sete universidades estaduais do Paraná, cinco estão inseridas no Sisu: Londrina (UEL), do Paraná (Unespar), do Norte do Paraná (Uenp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro). Juntas, ofertam 4.833 vagas pelo Sisu este ano.

Para participar do Sisu, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação. O resultado das provas do Enem será divulgado nesta sexta-feira (8) no site enem.inep.gov.br .

Vagas

A Universidade Estadual de Londrina aderiu pela primeira vez ao Sisu como critério de seleção para ingresso na instituição. Das 3.090 vagas ofertadas para o vestibular 2016, 540 são para o Sisu. Confira quais cursos são disponibilizados em goo.gl/sYqVbO.

A Unespar e a Unicentro aderiram ao Sisu em 2015 e, neste ano, mantêm 50% das vagas para o Sistema. Na Unespar são 1.700 vagas para o Sisu, em todos os seus sete campi (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). Não há a opção do Sisu para os cursos que exigem prova ou Teste de Habilidade Específica, ofertados no câmpus Curitiba I e câmpus Curitiba II.

Na Unicentro, 1.095 vagas serão preenchidas por alunos participantes do Sisu. A outra metade para os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%).

Já a UENP oferta 270 vagas em todos os campi da instituição. Confira o quadro de vagas na Uenp: goo.gl/L4U9pD.

Para o ano letivo de 2016, a Unioeste, a primeira entre as instituições estaduais a aderir o Sisu, manteve sua participação disponibilizando 1.228 vagas dos cursos de graduação para ingresso pelo Sisu. Isso representa metade do total de vagas abertas pela instituição.

Inscrição

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas no período de 11 a 14 de janeiro no site www.sisu.mec.gov.br. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.

Os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Para participar do Sisu, os alunos devem ter feito o Enem 2015 e obtido mais que zero na prova de redação. Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas, indicando a ordem de preferência e a respectiva modalidade de concorrência.

O processo seletivo do Sisu é gratuito e realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. Em 2016, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.