Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) estão na lista das 50 melhores da América Latina, segundo ranking do Instituto Times Higher Education (revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior), divulgado nesta quinta-feira (7) na Colômbia. No Top 50 da América Latina, a UEM e a UEL estão situadas entre a 36ª e 40ª colocação. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão na posição 31-35. 

A respeitabilidade do ranking se dá principalmente porque ele avalia as áreas que são fundamentais dentro da missão da universidade, abrangendo a excelência do ensino e pesquisa e a reputação global da instituição.

“O destaque nos rankings das universidades estaduais é o reflexo do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica e um estímulo para a consolidação da posição que o Estado do Paraná ocupa no processo de inovação”, ressaltou o secretário de Estado do Ensino Superior, João Carlos Gomes. Segundo ele, esta valorização também dá mais visibilidade para o que é realizado pelas universidades favorecendo o avanço no processo de integração entre o setor produtivo e o meio acadêmico. 

Para a avaliação, foram utilizados treze indicadores de desempenho agrupados em cinco campos: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento, citação e a visibilidade internacional da instituição. 

A UEL obteve média geral de 57,43. Segundo a diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UEL, professora Martha Marcondes, a boa média se deu pela somatória dos resultados, que avaliaram itens como Ensino (média de 50,1); Projetos Internacionais (24,9); Patente e Desenvolvimento Tecnológico (32,7); Pesquisa (31,6) e Citações Acadêmicas (17,8). “A UEL tem investido em iniciativas de peso relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e esta é uma tendência que devemos manter”, afirmou a professora.

No levantamento divulgado pelo Times Higher Education aparecem 23 universidades do Brasil no ranking da América Latina. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar, seguida da Universidade Estadual de Campinas. 

informações AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.