Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estão abertas até a próxima sexta-feira (26) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Cinco das sete universidades estaduais oferecem 4.711 vagas pelo Sisu: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação.

“A oferta de vagas por meio do SiSU nas universidades estaduais é um importante fator de democratização do acesso aos estudantes que prestaram o Enem. Por ser um exame com qualidade referenciada nacionalmente, o Enem assegura o ingresso de estudantes preparados para o ensino superior”, ressaltou o coordenador de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Mário Athayde Jr. Ele enfatizou ainda que o sistema possibilita o acesso a estudantes oriundos das várias regiões do país. “Isso dinamiza e enriquece culturalmente o convívio acadêmico de nossas universidades, bem como pode trazer benefícios a diversos segmentos da economia das cidades-sede, que recebem esses novos estudantes/residentes”, completou.

Todo o processo de inscrição é feito pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017. Ao ingressar no sistema, ele deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

Nesta edição serão ofertadas, em todo o Brasil, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Dessas, 30 são instituições públicas estaduais: um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; 100 são públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade,36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.

CRONOGRAMA – O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula vai de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera é de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar dela. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

Vagas por universidade
Unespar: 1488
Unioeste: 1226
Unicentro: 1085
UEL: 603
UENP: 309

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.