Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Publicações de Alex Canziani viram documentos importantes para a instituição

As lutas e conquistas para o estabelecimento dos câmpus de Apucarana e de Londrina da Universidade Tecnológica Federal foram a tônica das cerimônias de lançamento dos livros de Alex Canziani, ocorridas ontem (22) em dois momentos distintos. As lembranças em torno dos esforços para consolidar aqueles importantes centros universitários no Norte do Estado, iniciados há dez anos, foram destacadas não só pelo autor, que é deputado federal, como também pelos pioneiros destas epopeias.

As duas solenidades estiveram bem representadas. O lançamento do livro “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR” ocorreu de manhã. Já o do livro “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Londrina da UTFPR” se deu no final da tarde. Ambos foram realizados em suas próprias sedes.

Autoridades acadêmicas e empresariais também pontificaram nos eventos, em especial o reitor da UTF, Luiz Alberto Pilatti; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR), Darci Piana, instituições que deram total apoio à iniciativa de Canziani pelo valor histórico e cultural das obras.

“Tenho uma satisfação enorme em apresentar estes livros. Neles eu mostro que é possível sonhar e realizar. A concretização daqueles dois câmpus começou assim, de um pequeno sonho”, conta Alex Canziani, orgulhoso pelas obras. O deputado foi quem iniciou e articulou politicamente a instalação das duas unidades em 2005, antes mesmo de suas fundações oficiais, em 2007.

Para o reitor Luiz Alberto Pilatti, a qualidade do material apresentado mostra o bom gosto e o cuidado pela boa edição: “Além do belo trabalho que mostrou que o sonho pode ser realidade, o deputado cedeu os direitos do livro para que a UTFPR inclua as obras no repositório (arquivo) da instituição”, lembrou o dirigente da instituição, que tem sede em Curitiba.

Já o presidente da Fecomércio, Darci Piana, destacou o contexto histórico nos quais as duas publicações se inserem: “A implantação dos campi em Londrina e Apucarana foi um marco na educação para as duas regiões. Da mesma forma, o Sistema Fecomércio Sesc Senac busca levar cada vez mais qualificação profissional e qualidade de vida para a população do Paraná. Por isso, iniciativas como essa, que contam histórias de superação e dedicação à comunidade, merecem nosso apoio e devem ser enaltecidas”.

O sonho de Apucarana

A edição “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR” tem 138 páginas e abre espaço para alunos, professores e outros personagens que foram importantes para a conquista, inclusive para os egressos, que hoje estão no mercado de trabalho produzindo profissionalmente e para o país.

O sonho de Londrina

O livro “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Londrina da UTFPR” não é diferente do “gêmeo” apucaranense. A obra tem 162 páginas, que concentra depoimentos e informações importantes relativas à universidade e ao seu papel acadêmico, cultural e econômico dentro da sociedade regional do Norte do Estado.

Para formatar e estruturar o conteúdo editorial das duas publicações, Alex Canziani contou com a parceria da Fecomércio e com a colaboração dos jornalistas paranaenses Rogério Fischer e João Arruda, e dos repórteres Fábio Blanco e Henrique Lhamas (fotografias). O projeto gráfico ficou por conta de Edvaldo Jacinto Correia. Toda a equipe foi supervisionada pelo jornalista Marcelino Junior.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.