Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Você que me honra com a sua atenção já viu como é feita uma grande escultura? Um Michelangelo (1475-1564) produzindo Pietà, Davi ou Moisés? É ferindo o mármore! Aliás, existe uma lenda — se bem que pode ser fato verídico —, na qual se conta que após esculpir a famosa estátua de Moisés, Michelangelo teria batido nela, na altura da perna, e dito: — Perché non parli? (Por que não fala?!)

Realmente é uma obra de arte extraordinária, que se encontra na Igreja de San Pietro in Vincoli, em Roma. Já estive lá, olhando essa estátua bem de frente. Dá a impressão de que está viva, de tão perfeita!

E qual é o ensinamento que nos deixa o consagrado pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano? Se ele não tivesse ferido o mármore, não nos legaria aquela beleza escultural.

Assim é a vida. Os acontecimentos são os cinzéis, e vocês sabem quem são os escultores? Nós mesmos, sim, nós próprios esculpimos monstruosidades ou obras-primas.

Daí não podermos ousar pôr a culpa em Deus, no Cristo e no Espírito Santo, ou aleatoriamente até mesmo nas outras criaturas. Os escultores somos nós, usando os cinzéis no mármore de nossa vida. 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.