Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Volvendo os olhos para o nosso país, repleto de descendentes de imigrantes e, também, de migrantes esperançosos de que finalmente sejam integrados no melhor do seu tecido social, confirma-se a evidência de que possui um dos mais extraordinários povos do orbe, e com características privilegiadas, em virtude de sua fantástica miscigenação. Ele é uma grei... globalizante...

O racismo é antivital

A respeito da miscigenação no Brasil escreveu o filósofo e sociólogo italiano Pietro Ubaldi (1886-1972):

— O Brasil é a terra clássica das fusões de raças, é o “meltingpot” em que tudo se mistura. E sabemos que a natureza se regenera na fusão de tipos diversos, ao passo que o princípio racista isolacionista é antivital. (...) Por isso, o Brasil, com este seu universalismo (...), está apto a ser o berço de uma nova civilização, cujo primordial caráter será a universalidade (...). O Brasil, tão jovem, se acha mais adiantado do que a Europa (...) numa ideia mais vasta de nacionalidade cosmopolita, em que todas as nacionalidades se fundem sob o mesmo céu. Por este motivo, o Brasil é mais apto do que a velha Europa para realizar uma ideia unitária, que é a ideia do futuro, uma unidade livre, constituída não de satélites submetidos à força, mas de fusão demográfica, a única que resiste no tempo e que forma os povos novos (Revista BOA VONTADE no 4, outubro de 1956).

(O destaque é meu.)

Na década de 1950, Ubaldi, analisando os planos de trabalho da Legião da Boa Vontade, concluiu:

— A Legião da Boa Vontade, LBV, é um movimento novo na História da humanidade. Colocará o Brasil na vanguarda do mundo.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor - paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.