Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Educando na Fé 05/12/2014  10h19

Vencedores

Em 3 de dezembro celebramos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, oportuna data instituída pelas Nações Unidas em 1992. Trata-se de uma vitória, pois visa ao aumento da consciência dos povos para a melhoria das condições de vida daqueles que enfrentam algum tipo de necessidade especial. Não por acaso, em 2/12 temos o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. Entre as execráveis formas de escravidão conhecidas, o cativeiro do isolamento, ao qual, por vezes, os deficientes são condenados, urge também ser abolido.

Conheço de perto a luta das pessoas com deficiência, mas sei igualmente da força de vontade que são capazes de desenvolver. Minha querida e saudosa irmã, Lícia Margarida (1942-2010), não enxergava. Contudo, com muito esforço, dedicação e amor fraterno pelas criaturas, conquistou a grande habilidade de ser feliz. Sua afabilidade no trato humano era impressionante. Além de ter um senso de humor saudável, sua memória era espetacular.

Habitando hoje o Mundo Espiritual, ao lado de nossos amados pais, Idalina Cecília (1913-1994) e Bruno Paiva (1911-2000), Lícia segue sua jornada evolutiva, agora com os olhos iluminados pela vida em outra dimensão. Os mortos realmente não morrem!

PARA-HERÓIS

Aproveito o ensejo para lhes falar de um belo trabalho literário que recebi da jornalista Joanna de Assis, da SporTV. Ela lançou “Para-Heróis”, em que constrói o perfil de 10 dos maiores medalhistas paralímpicos do Brasil, a exemplo do atleta Alan Fonteles e do nadador Clodoaldo Silva.

A percepção e a sensibilidade da autora, ao relatar um pouco da epopeia constante da biografia desses seres humanos vencedores, podem provocar milagres na existência de seus privilegiados leitores. Parabéns!

Agradeço, de coração, as dedicatórias e os autógrafos que recebi da jornalista e de alguns desses esportistas paralímpicos de sucesso reconhecido: “Para Paiva Netto, as histórias dos nossos verdadeiros heróis! Beijo enorme! Joanna de Assis”; “Um grande abraço para meu amigo Paiva Netto. Alan Fonteles”; “Para Paiva Netto, de Clodoaldo Silva”; “Daniel Dias”; “Abraços, Fernando Fernandes”; e “De Terezinha Guilhermina”.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.