Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Motociclistas percorrerão cerca de 15 quilômetros para conscientizar sobre o uso do capacete. Evento é uma realização do Departamento de Trânsito Municipal

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento de Trânsito Municipal (DTransito), realizará no dia 28 de abril a “1ª Motociata de Ibiporã” em prol da conscientização dos motociclistas quanto à importância do uso do capacete.

Motoclubes de Ibiporã e região já confirmaram presença no evento. A concentração será às 8h30, em frente à Cocamar (saída para Sertanópolis). Os motociclistas percorrerão um trecho de cerca de 15 quilômetros, passando pelas principais vias de Ibiporã. A concentração final será na Praça Pio XII (em frente à Igreja Matriz). A motociata será acompanhada por batedores da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A “1ª Motociata” atende a Resolução 722/18, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aprovou o tema e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito para 2018. De acordo com a Resolução, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “Nós somos o trânsito”.

A obrigação do uso do capacete surgiu com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. Em 2013, o uso do capacete ganhou Resolução nº 453/2013, que disciplinou seu uso, estabelecendo quais modelos permitidos e quais proibidos. Estudos que avaliaram a eficácia dos capacetes demonstraram que seu uso previne cerca de 69% dos traumatismos cranioencefálicos e 65% dos traumatismos da face.

Segundo o diretor de Trânsito, Euller Alexandre Gualberto, a conscientização dos condutores de motocicleta é fundamental para diminuir o número de acidentes. "O motociclista deve ter uma conduta responsável e prudente no trânsito, usar de forma correta o capacete, andar tanto de dia como à noite com o farol da moto aceso para que possa ser visto pelos outros veículos, usar roupas claras e, sobretudo, respeitar o limite de velocidade. Essas medidas podem evitar acidentes e até salvar vidas", lembra Gulaberto.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.