Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A modalidade que promete o corpo perfeito! É assim que muitos enxergam a musculação, enquanto outros a consideram uma forma somente de criar músculos. Uma das dúvidas frequentes, no entanto, é se a musculação emagrece.

De acordo com Renata Spallicci, atleta profissional de fisiculturismo, influenciadora digital e fundadora do movimento social Fit do Bem, a musculação é essencial no processo de perda de peso: “Quando ganhamos músculo, ganhamos massa magra, aceleramos o nosso metabolismo e com isso conseguimos queimar mais gordura corporal. Já cansei de ouvir pessoas dizerem assim: 'Vou primeiro emagrecer e depois pegar pesado na academia'. Está errado pois a musculação precisa fazer parte do processo de emagrecimento desde o início e se for feita corretamente pode até ser mais eficiente do que exercícios aeróbicos de baixa intensidade”.

Ela explica em um vídeo publicado no seu canal no YouTube que qualquer atividade física é importante para nossa saúde, mas se o objetivo principal for emagrecer, a musculação é essencial por aumentar a produção de hormônio na perda de peso como o TGH e a testosterona. “Essa dúvida aparece porque algumas pessoas ganham peso quando começam a treinar mais. Isso acontece porque o músculo pesa mais que a gordura, ou seja, esse ganho de peso não significa que a pessoa esteja mais gorda, pelo contrário, a pessoa fica mais sarada. Por isso a balança não pode ser a principal referência para saber o resultado. A melhor forma de saber se você está indo bem ou não é a boa e velha fita métrica, além de fotos comparativas. O volume é menor mesmo que haja uma variação de peso e vale lembrar que essa variação tende a estabilizar”, acrescenta a youtuber.

“A musculação faz com o que você gaste muito mais caloria na recuperação do que os exercício aeróbicos. A musculação machuca os músculos que depois se recuperam aumentando a densidade do músculo e ao fazer essa recuperação muscular o corpo gasta caloria queimando gordura. Ou seja, você queima caloria durante o exercício e depois que no seu momento de descanso você continua com o gasto calórico. É por esse motivo que quanto mais músculo você tem mais seu metabolismo basal fica acelerado e mais energia você queima. Para ter uma ideia, o músculo demanda 8 vezes energia que as células de gorduras. A musculação emagrece e ponto final”, confirma a fisiculturista.

Renata completa lembrando que a qualidade do emagrecimento de quem pratica musculação é melhor porque a pessoa perde gordura e perde o tônus muscular evitando ficar flácida e com aquela aparência enfraquecida. É obvio que tudo isso só funciona se sua alimentação for adequada pois alimentação é tudo em um processo de emagrecimento e o exercício entra como um complemento essencial. “Musculação sozinha não faz milagre se depois a pessoa se afogar em um pote de chocolate. Não vai resolver em nada. Para que o resultado apareça é preciso praticar musculação no mínimo três vezes por semana em dia alternados. E se a pessoa combinar os exercícios de musculação com uma atividade cardiovascular como uma bike, corrida, hit dança ou qualquer outra atividade que goste, vai queimar ainda mais", conclui a youtuber.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yVwqmzqhdx8&t=20s

MF Press Global

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.