Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O atleta conquistou três medalhas na competição realizada na Eslovênia

Com apenas 22 anos de idade, o aluno Maikon Bertoli Gaburro, do curso de Educação Física da Unopar de Arapongas, se tornou atleta revelação do Campeonato Mundial de Karatê, realizado na Eslovênia em meados do mês passado. Numa das categorias o aluno foi vice-campeão, e em outras duas ficou em terceiro lugar, conquistando três medalhas e o reconhecimento da Federação de Karatê-Do Tradicional do Paraná.

O estudante, que começou sua carreira aos oito anos e desde 2012 integra a equipe da seleção brasileira, possui 14 títulos no campeonato paranaense, já foi campeão na disputa nacional e alcançou a terceira colocação no Panamericano de 2013. Apesar do excelente desempenho, o atleta ainda não tinha conseguido participar de uma competição mundial por conta de apoios e patrocínios.

“Como o Karatê não é um esporte olímpico, nós não recebemos prêmios pelas colocações que conquistamos e não temos patrocínio fixo, por isto não pude ir a outros mundiais. Para participar neste ano eu montei uma rifa, e contei com a ajuda de familiares e alguns empresários da região”, conta o estudante que trabalha dando aulas de karatê e ajudando em treinos de futsal, esporte que ele também pratica.

Para o atleta, a participação no campeonato trouxe experiências positivas não apenas para carreira. “Foi muito marcante na minha vida pela experiência em sair do país, conhecer novas culturas, treinar com a seleção brasileira. Passei por muita dificuldade, mas deu tudo certo” – comemora Maycon, torcendo para o karatê voltar às Olimpíadas em 2020 – “Se ele entrar, teremos mais apoio e reconhecimento”, acrescenta. 

Priscila Rocha/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.