Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para 2024 estão programados quatro eventos que devem atrair amantes do ciclismo e das corridas do Paraná, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de se tornar referência em turismo de experiência, principalmente por meio de práticas esportivas de mountain bike e corridas por trilhas e caminhadas, o município de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, vai sediar neste ano quatro eventos esportivos, sendo três neste primeiro semestre e um no segundo.

A estreia será com a 2ª etapa do Ranking Noroeste de Mountain Bike que acontece no dia 10 de março em três modalidades de percursos: Pro com 65 km, Sport com 40 km e Light com 20 km.

O próximo evento será o Desafio das Capelas, no dia 7 de abril. A iniciativa foi projetada para os entusiastas do ciclismo que desejam desfrutar de uma experiência em meio às trilhas deslumbrantes da região, cercada pelas águas do Rio Paranapanema. Os percursos serão de 20 km e 50 km, com a maior parte dos trajetos em estrada rural onde estão diferentes capelas que guardam histórias da localidade. Na chegada, os participantes terão atividades de entretenimento, espaço de recuperação e área kids.

Outro evento no calendário é o AlvoTrail, corrida e caminhada por trilhas rurais com o objetivo de proporcionar vivências únicas pelas paisagens naturais do município. As corridas terão trajetos de 5 km e 12 km e a caminhada de 3 km. O próximo é o tradicional Alvo Bike, trajeto de mountain bike com percursos de 30 km e 60 km. O evento, já na quarta edição, é apoiado pela Federação do Ciclismo do Paraná e os vencedores recebem troféus nas diferentes categorias.

Movimentação da economia

Além de propiciar o reconhecimento de Alvorada do Sul pelos seus atrativos naturais, os eventos esportivos estimulam o turismo na cidade, geram oportunidades de qualificação profissional para o recebimento dos visitantes e movimentam a economia nos segmentos de hotelaria, gastronomia, transporte e varejo.

“Nossos principais diferenciais são as paisagens naturais incluindo os lagos e o Rio Paranapanema. Temos muitas matas e riachos que só são possíveis de serem vivenciados por meio das trilhas nas estradas rurais. Por isso os eventos esportivos oferecem uma experiencia incrível aos participantes. Além disso, estas iniciativas movimentam a economia local. Estamos investindo constantemente em manutenção, organização e limpeza da cidade para receber bem nossos visitantes, e realizando uma capacitação constante das pessoas para que todos sejam muito bem-recebidos”, destaca Erica Bufalo, Secretária Municipal de Turismo.

O Secretário Municipal de Esporte e vice-prefeito de Alvorada do Sul, Luis Garcia, enfatiza que a cidade vem passando por momentos de transformação, em todas as áreas, incluindo o esporte. “Os eventos esportivos têm o poder de atrair muitas pessoas e favorecem a cultura da prática do esporte na cidade, em diferentes modalidades, beneficiando a população e ampliando a visibilidade do município para uma ampla região que vai além do norte do Paraná, incluindo sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, de onde vêm a maioria dos participantes destes eventos”, destacou.

Para o prefeito municipal Marcos Voltarelli, a população é uma das grandes beneficiadas com a realização dos eventos esportivos na cidade. “As pesquisas mostram que a cada 1 real investido, 5 reais retornam por meio dos eventos. Mas, além dos ganhos econômicos em vários segmentos de mercado, estes eventos contribuem com o incentivo às práticas esportivas, principalmente dos jovens. É ainda muito importante para Alvorada do Sul ser reconhecida pelas suas belezas naturais e proporcionar toda essa experiência a mais pessoas que passam a nos visitar por meio dos eventos em interação direta com a natureza”, afirmou.

Cláudia Romariz/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.