Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

André Nunes Silveira pedalou 31.712 km/h, percorrendo 31.500 metros no Velódromo Municipal de Maringá

O paranaense André Nunes Silveira, de Curitiba, é um recordista. Ele pedalou forte no velódromo de Maringá ontewm (dia 17/12) e estabeleceu o novo Recorde da Hora para a categoria Veterano (60+) com 31.712km/h, totalizando 126 voltas (31.500 metros). Aos 80 anos, o curitibano é um exemplo de força e vitalidade, tornando-se o primeiro brasileiro a estabelecer a marca na categoria - um feito inédito e histórico para o ciclismo nacional. O evento conta com chancela da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e de árbitros nacionais da Associação Brasileira de Comissários de Ciclismo (ABCC).

“É uma emoção muito forte. Estou me sentindo ótimo e vou continuar pedalando. Pedalo há mais de 50 anos e nada é impossível, basta trabalhar duro e curtir o que se faz",” afirmou ele, bastante satisfeito após a prova.

O Recorde da Hora é um desafio no qual o ciclista deve pedalar sozinho durante 60 minutos sem interrupção. Este foi o primeiro evento destinado aos atletas com mais de 60 anos. Familiares, entre eles vários netos, estiveram no velódromo torcendo pelo avô. “Foi emocionante ver os netos vibrando, contou Elaine Siridakis, uma das cronometristas da prova, enviada pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

Há meses, André começou sua preparação para o desafio, focado no condicionamento físico para garantir resistência e preparo. De  de lá para cá, pedalou pesado para garantir o recorde. “Vinha me dedicando bastante, me estimula muito participar deste desafio”, disse, agradecendo aos familiares e a todos que trabalharam e contribuíram para a realização do evento.

"Pratico o esporte por amor e procuro sempre melhorar minhas marcas e desempenho. Espero que este marco também sirva de incentivo para os demais atletas", comenta André, que já coleciona feitos impressionantes como nove participações nas 200 milhas de Montevideo, no Uruguai.

Para garantir a validade do recorde, o evento o evento foi supervisionado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e de árbitros nacionais da Associação Brasileira de Comissários de Ciclismo (ABCC). Os treinamentos do ciclista foram acompanhados de perto pelos professores Iverson Ladewig e Otávio Tavares. Otávio é  triatleta e personal trainer, atuando em diversas áreas e competições, enquanto Iverson é professor Associado da UFPR, lotado no departamento de Educação Física e envolvido no ciclismo há mais de 40 anos, exercendo diversas funções, entre elas, Técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista entre os anos de 2001 e 2004 e mais recentemente, atuando como Comissário Internacional de ciclismo (árbitro) da União Ciclista Internacional (UCI), com sede em Aigle, na Suíça.

Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.