Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

UniFil e Vectra Construtora firmam convênio inédito no Brasil para capacitar adolescentes por meio de prática esportiva

Oito adolescentes entre 15 e 17 anos são os primeiros participantes do Aprendiz Atleta, programa que oferece capacitação profissional por meio de práticas esportivas. Primeira instituição no Brasil credenciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a utilizar o esporte na formação de aprendizes, a UniFil firmou convênio inédito no País com a Vectra Construtora para treinamento em jiu-jitsu.

A capacitação começou em agosto e tem duração de 21 meses, com atividades diárias no período da tarde. Iniciantes na modalidade, os adolescentes são treinados por um mestre faixa-preta de jiu-jitsu. São quatro dias de práticas (segunda, terça, quinta e sexta-feira) e um de aula teórica (quarta-feira).

“O foco é o esporte. A UniFil recebe adolescentes e jovens contratados como aprendizes e vai treiná-los nas modalidades escolhidas pela empresa que adere ao programa. Eles recebem todo suporte e orientação para desenvolver as habilidades esportivas”, explica a professora Rosana Sohaila Teixeira Moreira, coordenadora do curso de Educação Física e do Aprendiz Atleta.

O programa também busca a formação cidadã do participante, repassando conhecimento em diversas áreas. No primeiro módulo teórico, o conteúdo inclui direitos humanos, meio ambiente, inteligência emocional, educação financeira e fiscal, gestão, neurolinguística e comunicação e expressão. No segundo, os temas são mais voltados ao esporte, como fisiologia, nutrição, prevenção de lesões e gestão esportiva. No terceiro módulo, a teoria é específica da modalidade praticada.

Na UniFil, o aprendiz tem acompanhamento nutricional, psicológico, fisioterápico e em outras áreas, de professores e estudantes dos cursos de graduação. Além do jiu-jitsu, a empresa pode escolher mais 11 modalidades para encaminhar adolescentes e jovens: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, voleibol, vôlei de praia e taekwondo.

Todas as empresas de médio e grande portes têm que contratar uma cota de aprendizes na faixa de 14 a 24 anos. A quantidade varia de 5% a 15%, de acordo com o número de funcionários. Muitas não contratam porque suas atividades apresentam situações de insalubridade, periculosidade e outros riscos no ambiente de produção. O programa Aprendiz Atleta é uma alternativa para cumprir a cota de contratação prevista na legislação.

No Aprendiz Atleta, a empresa pode formar equipe e participar de competições, divulgando sua marca nos uniformes. “O esporte sempre tem muita visibilidade, agrega valor por ser saudável e essencial para todos”, diz a professora.

Asimp/UniFil

#JornalUnião

Divulgação

Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.