Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após cinco anos, o basquete feminino de Londrina volta a disputar uma competição nacional. Atletas e comissão técnica da APVE Londrina Basketball embarcaram no domingo (10) para Criciúma (SC), onde será realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20. A competição tem início nesta terça-feira (12) e terá a definição do campeão no próximo domingo (17). O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Basketball e pelo Comitê Brasileiro de Clubes.

O time londrinense terá cinco concorrentes na briga pelo título: Satc/ FME Criciúma/ SR Mampituba (SC), Abasfi/ Foz Basquete (PR), Sociedade Thalia (PR), BAX Catanduva (SP) e São José Desportivo (SP). Na fase de classificação, há o enfrentamento contra todos os adversários. Com base na classificação, serão formados os jogos da fase final, até a disputa da decisão para definir o campeão. A última competição nacional que o basquete feminino de Londrina disputou foi em 2019, em São José dos Pinhais (PR), quando o time foi campeão da Copa Brasil Sub-15.

Neste retorno ao cenário nacional, o time tem o comando do técnico João Radigonda. A aposta dele é no entrosamento do elenco. Do atual grupo de trabalho, 80% das atletas atuam juntas há três temporadas. Entre as remanescentes estão Amanda, capitã do time, Vitória, Laura, Maria Clara, Manu, Camila, Mikaelly e Maria Eduarda . Nesse período, elas conquistaram o bicampeonato consecutivo dos Jogos da Juventude do Paraná, em 2022 e 2023.

Para as chances de título do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 ficarem ainda maiores, a diretoria contratou duas atletas. A ala/pivô Julia vem de Ourinhos (SP), onde atuou na temporada passada. Além dela, a pivô Karen fecha a lista de contratações.

“Nós sabemos da nossa força e temos um elenco qualificado. Também conhecemos nossas adversárias e os pontos fortes de cada uma. Uma característica especial nossa é um grupo de atletas mais novas, com até 19 anos de idade. Até por isso, começamos a treinar em janeiro, com o objetivo de enfrentarmos em patamar de igualdade as adversárias que utilizam atletas com faixa etária no limite da categoria sub-20”, diz João Radigonda.

Na temporada 2024, o projeto feminino da APVE Londrina Basketball tem patrocínio da Prefeitura de Esportes de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina, do Comitê Brasileiro de Clube, da Unicesumar e da Unimed Londrina. Além disso, o projeto tem apoio do Restaurante Londrinense, da Casa de Carnes Paraná, da academia Arizona Cross, D'Mille Alimentos e Fisioterapia Vinicius Coelho. Abaixo, confira os jogos da APVE Londrina Basketball na fase de classificação do CBI Sub-20.

Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20

12/03 – 15:00

APVE Londrina Basketball X São José Desportivo (SP)

13/03 – 17:00

BAX Catanduva (SP) X APVE Londrina Basketball

14/03 – 15:00

APVE Londrina Basketball X Abasfi/ Foz Basquete (PR)

15/03 – 15:00

Sociedade Thalia (PR) X APVE Londrina Basketball

16/03 – 17:00

APVE Londrina Basketball X Satc/ FME Criciúma/ SR Mampituba (SC)

17/03 – 10:00

Decisão de 5º e 6º lugares

17/03 – 13:00

Decisão de 3º e 4º lugares

17/03 – 15:00

Final

Júlio Sodré/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.