Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Camila Stefaniu acabou de conquistar três medalhas em evento canadense dedicado ao Parkour e parte esta semana para uma nova competição, no estado de Nova York

Antes mesmo de chegar à maioridade, Camila Stefaniu é um talento do Parkour nacional, sendo a primeira atleta profissional do Brasil, com destaque em competições internacionais. Nesta quarta-feira, 21 de agosto, ela participará do Aurora Games, festival de esportes femininos realizado em Albany, Nova Iorque (EUA). Camila será uma das quatro atletas na modalidade, ao lado de competidoras dos EUA, Alemanha e Rússia. O festival tem apoio da ESPN e terá transmissão pela ESPN-U em 75 países.

Ela vem de uma bem-sucedida passagem por Vancouver, no Canadá, onde competiu no Napc - North American Parkour Championships, entre os dias 16 e 18 de agosto, e conquistou três medalhas: ouro na categoria speed, prata na skill e bronze na style. Foi a única atleta a competir nas três categorias e chegar nas finais. Camila Stefaniu é patrocinada pelo EBANX e representou o país nestes dois eventos esportivos, como única participante brasileira.

Hoje com 17 anos, Camila descobriu o parkour ainda na infância por meio de um documentário, quando morava em Cornélio Procópio (PR), sua cidade de nascimento. Ela tinha oito anos e começou a praticar com alguns amigos. Em 2018, aos 15 anos, mudou-se para Curitiba em busca de maior estrutura e reconhecimento. Ela tem um treino diário de seis horas, com acompanhamento profissional de educadores físicos, médicos, psicólogo e nutricionistas.

Surgido na França em meados da década de 1980, o Parkour é uma modalidade de treinamento que consiste em se deslocar de um ponto a outro transpondo obstáculos nas ruas das cidades por meio de saltos, escaladas e outras habilidades e capacidades do corpo humano, sem utilização de equipamento algum.

Camila é a primeira garota latino-americana a conquistar podiums internacionais. Em 2017 representou o Brasil em Las Vegas, EUA, no “Jump Off”, organizado pela Federação Mundial de Free Running e Parkour, onde foi campeã na categoria style e segundo lugar na speed. No mesmo ano participou da maior competição mundial de Parkour, a Air Wipp Challenge, na Suécia, onde ficou em 7o lugar na categoria style. Em 2018 conquistou dois primeiros lugares no USA Parkour CUP (EUA) e fez sua primeira participação no Napc, no Canadá. Iniciou o ano de 2019 ganhando dois primeiros lugares no Own the Spot, em Eindhove (Holanda).

Em seu perfil no Instagram, podem ser vistos diversos vídeos da atleta treinando e competindo mundo afora: @camilastefaniu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.