Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após perder na estreia, Vinícius Figueira superou a repescagem e chegou ao pódio; o carateca tem patrocínio do Feipe, da Fundação de Esportes de Londrina

O atleta londrinense Vinícius Figueira, que integra a Seleção Brasileira de Karatê, conquistou a medalha de bronze no Open de Paris 2022. A final foi disputada no último dia 23, na categoria kumite 67kg, contra o atleta Leons Gaiduks, da Letônia. O brasileiro venceu a disputa por 8×0 e foi ao pódio com o francês Younesse Salmi, que levou o ouro, mais o belga Quentin Mahauden, medalha de prata.

Figueira é patrocinado pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), da Fundação de Esportes de Londrina. Em dezembro, ele foi um dos homenageados pelo Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e escolhido como o carateca do ano.

Sobre o Open de Paris 2022, Figueira contou que participou de cinco lutas, perdendo na estreia para um atleta da casa. “Como ele foi para a final, acabei indo para a repescagem, onde fiz três lutas. Todas foram disputadas na sexta-feira (21); a primeira contra um atleta da Holanda, que ganhei por 4×0, a segunda com um francês, que ganhei de 2×0, e, por fim, a terceira luta, também contra um francês e com o mesmo resultado”, lembrou.

Classificado para disputar a medalha de bronze, o londrinense fez sua última luta no domingo (23), com vitória. Sobre o torneio, Figueira contou que a expectativa era chegar até a disputa do ouro. “Ter uma medalha estava nos planos, com chances de obter o ouro. Mas acabei cometendo alguns erros na primeira luta e perdi; na repescagem me recuperei e consegui buscar o bronze. Foi um bom resultado para começar a temporada, esse é um campeonato tradicional que abre portas para outras competições mais importantes. Dessa forma a gente consegue avaliar o que está certo e o que precisa melhorar”, explicou.

O próximo desafio de Figueira, que está em Pamplona (Espanha) disputando a Série A, é somar pontos no ranking mundial em etapa da Premier League que será realizada nos Emirados Árabes.

O carateca também comentou sobre o apoio financeiro concedido pelo Feipe. “O Feipe me ajuda a estar preparado com um alto nível, participando dos treinamentos e das competições que contribuem para a evolução e, consequentemente, a obter melhores resultados”, frisou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.