Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A atleta Tábata Vitorino de Carvalho, de Maringá - bolsista do Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016 desde a primeira edição do programa, em 2011, ganhou na pista a vaga para disputar os Jogos Rio 2016 na prova do revezamento 4x400 metros rasos.

A conquista veio de maneira surpreendente, pois ela não participou de nenhum dos últimos campings de treinamento do revezamento brasileiro. Tábata conseguiu a vaga ao terminar em terceiro lugar nos 400m no Troféu Brasil de Atletismo, realizado em São Bernardo do Campo (SP), no último fim de semana. A atleta fez o tempo de 52s59, baixando em quase um segundo a melhor marca da carreira.

“Esperava um bom resultado, mas não tinha tanta expectativa. É uma honra estar agora com as meninas mais velhas da equipe. Espero representar bem e ter um resultado legal para o Brasil”, comentou Tábata.

O governador Beto Richa, que acompanha de perto os resultados dos atletas do Paraná, também comemorou a classificação. "Esta notícia não é inesperada por conta da qualidade, do esforço de nossos esportistas e por tudo o que o nosso governo investe neste setor, com muita satisfação”, disse. “A formação de atletas também nos dá a certeza de estarmos criando cidadãos. O que desejo é que a Tábata seja muito feliz em sua participação nas Olimpíadas e, se possível, que nos traga uma medalha do Rio de Janeiro!", destacou o Richa. 

O TOP 2016, lançado em 2011, é um programa do Governo do Estado que apoia atletas em todas as fases da carreira, além de técnicos. Hoje, 1.600 atletas são atendidos em seis diferentes categorias com bolsas que variam de R$ 150,00 (categoria Formador) a R$ 4 mil (Olimpo).

TRAJETÓRIA - Em 2011, no primeiro ano como bolsistas TOP, Tábata, de 20 anos, ganhou a medalha de prata nos 400m rasos nos Jogos Escolares da Juventude. No mesmo ano, a maringaense conseguiu também um bronze no Campeonato Brasileiro, nas categorias menores. Já em 2015, a atleta foi ouro (200m) e prata (400m) no Campeonato Brasileiro Juvenil e também foi campeã sul-americana da categoria nos 400 metros rasos e no revezamento 4x400.

"Esse é um daqueles momentos em que a história se encarrega de provar que o investimento no esporte gera resultados e que trabalhar tanto tempo com o objetivo de formar atletas e cidadãos promove uma gratificação que é difícil de ser mensurada", disse o Secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.