Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O atleta paralímpico João Saci fala sobre os benefícios da atividade física para o corpo e a mente e como a prática desportiva teve um papel fundamental na sua luta contra o câncer.

A prática desportiva tem comprovados benefícios para a saúde. Há extensa literatura médica sobre o tema que tem merecido a atenção desde os tempos remotos e em especial da Grécia Antiga, de onde surgiu o ideal olímpico que inspirou o Barão de Coubertin a criar a máxima: “corpo são mente sã”.

O atleta paralímpico João Saci é prova viva da importância da atividade física não apenas para o corpo, mas para a mente. Depois de ter vencido cinco vezes o câncer ao longo de 15 anos, o atleta aponta como a prática desportiva foi fundamental para sua cura: “sabemos que além dos hormônios bons que a atividade física libera e de colaborar com o pleno funcionamento de todo o organismo, a motivação e o bem estar mental promovido pelos exercícios físicos foi um fator importante no meu processo de cura. Encontrei parte da força que eu precisava para vencer o câncer no desporto, como coadjuvante no meu tratamento médico.”

Sempre em movimento na luta contra o câncer

No passado, acreditava-se que pacientes em tratamento de doenças crônicas como câncer deviam manter-se em repouso e reduzir suas atividades físicas. Hoje em dia, especialistas apontam que só precisam seguir essas orientações se o movimento provoca dor, aumento da frequência cardíaca ou falta de ar. Recentes pesquisas realizadas pelo Instituto Oncoguia demonstram que a prática de exercícios não só é segura e possível durante o tratamento do câncer, como também pode melhorar a disposição, o corpo e também a qualidade de vida do paciente: “Embora haja muitas razões para ser fisicamente ativo durante o tratamento do câncer, o programa deve ser baseado no que é seguro, eficaz e agradável para cada paciente. O programa deve levar em conta os programas anteriores de exercícios que o paciente já costumava seguir antes da doença e também seus novos limites. Portanto, o programa de exercícios deve ser adaptado aos seus interesses e necessidades”, aponta o Instituto.

Fadiga e câncer

João Saci aponta que existem muitas limitações no que tange à atividade física quando se trata de pacientes com câncer: “Assim como eu vivi isso, a maioria dos pacientes com câncer percebe que tem muito menos energia do que antes. Durante o tratamento, cerca de 70% dos pacientes apresentam fadiga. Esse tipo de cansaço do corpo e do cérebro não melhora com o repouso. Para muitos, a fadiga é intensa e limita suas atividades e a inatividade leva à perda de massa muscular e perda de função. Um programa de exercícios leves e moderados pode ajudar a promover bem estar, podendo inclusive ser prescrito por médicos como tratamento para fadiga em pacientes com câncer.”

MF Press Global

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.