Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Competição vale pontos para o ranking estadual e também classifica os taekwondistas faixa preta para a Copa do Brasil; medalhas foram obtidas por atletas de quatro academias filiadas ao IPEC, com patrocínio da Prefeitura

A seleção do Londrina Taekwondo faturou 80 medalhas na Copa Paraná da modalidade, que ocorreu de 22 a 24 de julho na cidade de Pato Branco, reunindo mais de 500 atletas de todo o Paraná. Ao todo, atletas londrinenses, nas categorias juvenil e adulto – no masculino e feminino – conquistaram 34 medalhas de ouro, 24 de prata, 11 de bronze, 9 de participação e duas medalhas por equipe.

A Copa Paraná é realizada pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD) e conta com a participação de atletas de todas as idades e faixas. O evento contou com 567 atletas, de 24 cidades participantes e 39 equipes filiadas à Federação. Houve disputas nas modalidades Poomsae (método individual de movimentos e formas de ataque e defesa) e Kyorugui (lutas). Aos competidores que utilizaram a faixa preta, a conquista de uma medalha garantiu uma vaga para a Copa do Brasil, que irá ocorrer em Recife, no mês de dezembro deste ano.

A equipe do Londrina Taekwondo é uma seleção de atletas londrinenses formada a partir de quatro academias filiadas ao Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC), sendo elas a Academia Madureira, Academia Natália Falavigna, e academias DFight e Roselee, que levaram atletas de todas as faixas para as competições.

O projeto do IPEC de Taekwondo possui patrocínio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), com recursos destinados para atletas da equipe juvenil (base) e adulta (alto rendimento). Com este benefício, as academias selecionaram os melhores taekwondistas de Londrina por meio de uma seletiva, que reuniu 40 atletas na categoria juvenil e 28 no adulto.

Nesta etapa, os competidores de faixa preta adquirem o máximo de pontuação para o ranking estadual, o que ajuda numa possível contemplação com uma bolsa atleta do governo estadual e também 15 pontos para a Copa do Brasil (ranking nacional). Se o competidor ficar entre os três primeiros, ele tem direito a uma bolsa atleta federal mais a classificação para o Grand Slam de Taekwondo, evento que define a seleção brasileira da modalidade. Os atletas do Londrina Taekwondo já recebem a bolsa federal e estão classificados para a Copa do Brasil, portanto não dependiam da pontuação do torneio.

O coordenador e treinador da seleção de Londrina, Diogo Freire, avaliou o resultado como positivo. Ele também é técnico da Academia Madureira, que, dentro da Copa Paraná, obteve o segundo lugar na seletiva e o quarto lugar no geral. “A seleção londrinense foi bem representada e conquistou 80 medalhas. Sempre miramos o ponto mais alto do pódio, mas, levando em conta que em Pato Branco estiveram presentes apenas atletas do juvenil e adulto, e que alguns atletas de nível internacional não disputaram essa competição, o resultado foi bom, valorizando um time muito forte. Todas as academias estão de parabéns pela importante contribuição com o taekwondo londrinense”, destacou.

Freire também comentou sobre os próximos passos da equipe londrinense. “Agora, é se preparar para as competições internacionais. No dia 20 de agosto, temos o President’s Cup, na Flórida, com a participação da atleta Ana Paula Moraes, campeã brasileira sete vezes. Uma semana depois, temos um evento na Costa Rica, com a Ana e o atleta Mateus Luz – ambos no radar olímpico de 2028 e, desde o juvenil, na seleção brasileira” disse o técnico.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, ressaltou a importância do taekwondo na cidade. “A modalidade é bem organizada em Londrina, há anos possui parceria com o Feipe e sempre traz bons resultados. Foi da cidade que saiu a primeira medalha olímpica brasileira e do Pan-Americano. As medalhas na Copa Paraná são fruto de um trabalho bem desenvolvido e contínuo”, disse Oguido.

Isabely Ramos/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.