Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As jogadoras Dany e Fernandinha, juntamente com a técnica da equipe, Jayne Borim, disputarão o Sul-Americano em Gramado (RS), no mês de setembro

As atletas do Londrina Futsal Feminino Danyele Caroline Freitas (Dany) e Fernanda Alves (Fernandinha) foram convocadas para a Seleção Brasileira Sub-20, pela qual disputarão o Sul-Americano em Gramado (RS), entre os dias 2 e 10 de setembro. A treinadora do time, Jayne Borim, também foi convocada e fará parte da comissão técnica do Brasil nessa competição. A chamada do grupo que representará o País no torneio, feita pelo técnico Márcio Coelho, ocorreu na última terça-feira (16).

As atletas e a treinadora estão em Cascavel (PR) esta semana e já se preparam junto à Seleção Brasileira. É a primeira vez que Dany e Fernandinha, que atuam na posição de ala, são convocadas para defender a seleção nacional, que contará com 14 atletas para essa competição. A apresentação das jogadoras e da comissão técnica na cidade sede do Sul-Americano Sub-20 está prevista para 28 de agosto.

O Londrina Futsal tem patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Dany contou que está muito contente com a convocação. “Me sinto bastante feliz e realizada, porque é um sonho que tenho desde criança, e vou aproveitar ao máximo a oportunidade e também a confiança que depositaram em mim e nas outras selecionadas”, afirmou.

Jayne Borim, que treina a categoria de rendimento adulto e de base do Londrina Futsal, desde 2010, foi convocada para a Comissão Técnica da Seleção também pela primeira vez. No entanto, ela reforçou que já participou da equipe inclusive quando foi lançado o primeiro Campeonato Sul-Americano de futsal feminino. “Fui convocada para a Seleção em 2001, então tive essa experiência como atleta, e pude participar do primeiro Sul-Americano, em 2005, do qual o Brasil foi campeão”, revelou.

A treinadora comentou que a nova conquista é resultado de muito trabalho. “Estamos muito empolgadas com a novidade, as meninas trabalharam muito por isso, e esse é o reconhecimento e o prêmio. O que esperamos é contribuir o máximo que pudermos para a Seleção, e ajudar a conseguir trazer para o Brasil mais um título no Sul-Americano”, disse.

Segundo Borim, o time já esperava a possibilidade de convocação para Danyele e Fernanda. “Quando o Londrina Futsal Feminino foi campeão da Taça Brasil sub-20, em julho deste ano, o treinador da Seleção, que é de Cascavel, estava lá”, lembrou. As atletas chamaram a atenção pelo desempenho na conquista da Taça, e por já virem se destacando em outros campeonatos, pois jogaram também no Estadual de Futsal adulto e na Liga Nacional.

De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, a convocação é muito importante, pois mostra os resultados do apoio que o Feipe tem dado às modalidades. “É um incentivo para fomentar ainda mais as categorias. E falar do futsal é fácil, porque é um trabalho excepcional o dessas meninas, é muito bacana, é uma equipe que leva muito a sério, e essa é a consequência disso”, comentou.

Conforme a treinadora convocada, a atleta Dany já treina no Londrina Futsal desde os 14 anos, e Fernandinha, que entrou no ano passado, já treinava na equipe de Toledo de futsal feminino desde os 13 anos. “Sempre acreditei muito no potencial delas. É uma alegria imensa podermos representar o país numa competição grande como o Sul-Americano, e é de extrema importância para a nossa equipe ter um retorno como esse”, frisou.

As atletas estão com a agenda cheia nas próximas semanas. Elas voltam para Londrina neste sábado para competir com o Londrina Futsal na segunda fase do Campeonato Paraná, além de participar do Campeonato Sub-20 na segunda-feira, e terão ainda outros jogos ao longo da semana. “Tentamos ter bastante cuidado com a logística deste momento, porque não podemos arriscar lesionar essas atletas. Procuramos dar um tempo de descanso durante as viagens, com tantos jogos pela frente”, explicou. Na semana do dia 2 de setembro, a treinadora já viaja com elas para Gramado, onde se reencontram com a Seleção para o Sul-Americano.

O Brasil compete contra o Chile no primeiro dia do Campeonato, às 17h. Além do Chile, a Seleção enfrentará a Venezuela no dia 3, o Equador no dia 6, após um descanso, e o Uruguai no dia 7. Esses países estão no Grupo A. Fazem parte do Grupo B as seleções do Paraguai, Colômbia, Argentina, Bolívia e Peru. As semifinais e final estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro.

Débora Mantovani/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.