Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipe paranaense vence a disputa do Kumite Adulto Masculino pela 1ª vez; time titular contou com três atletas londrinenses

Na última sexta-feira (12), a equipe paranaense de karatê sagrou-se campeã na categoria sênior da etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2022, promovido pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entre os dias 7 e 12 de novembro, no Ginásio Esportivo Mauro Pinheiro, em São Paulo (SP). Para este torneio, a equipe que representou o Paraná contou com cinco atletas londrinenses entre os titulares – sendo três na categoria sênior e dois nas categorias de base – 12 até 20 anos. Todos eles recebem o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e são vinculados à Federação Paranaense de Karatê.

Segundo o técnico da equipe masculina de karatê do Paraná e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, a competição foi marcada pela conquista inédita do ouro por equipes. “Nunca antes o Paraná tinha sido campeão na categoria Kumite Adulto por Equipes e conseguimos conquistar, atuando de forma convincente, vencendo nossos confrontos com equipes que são muito fortes na competição. Mas o êxtase máximo foi chegar à luta final, contra a equipe da casa, e ter a chance de conquistar este título inédito para o nosso estado”, ponderou Oguido.

No caminho até a final, a equipe paranaense precisaria vencer os atletas da Bahia, Brasília e Espírito Santo, em uma série de melhor de cinco lutas, avançando às chaves seguintes as equipes que primeiro vencessem um total de três lutas. No primeiro confronto, contra a equipe baiana, o placar final ficou em 3×2. Na segunda rodada, foi a vez de enfrentar os capixabas e obter novamente a passagem, com placar final de 3×1. No terceiro e último confronto das fases classificatórias, a equipe paranaense venceu a equipe brasiliense, fechando o placar por 3×2. Os confrontos da final foram contra a equipe de São Paulo, em que o resultado foi 3×0.

Oguido destacou também que a participação e a preparação dos atletas e da comissão técnica foram fundamentais para garantir o resultado positivo para o estado. “Nosso objetivo sempre é fazer o melhor, independente da competição. Nosso esporte é amador, mas a nossa mentalidade é tentar ser o mais profissional possível. E foi assim que, por mais que a competição fosse dura, nós estávamos preparados e isso foi importante para que ganhássemos este título inédito. Quero também destacar os nossos três atletas que são daqui de Londrina, que é o Gabriel Nascimento, o Arthur Meneses e o Vinicius Ferreira que treinam comigo desde crianças e que, para mim, é uma honra imensurável poder acompanhar o crescimento deles”, disse.

Outros resultados

Além da conquista do Kumite Adulto Masculino, o Paraná esteve representado por Londrina nos pódios em outras 3 oportunidades ao longo do campeonato com o atletas João Lúcio (Bronze – Categoria Base), Guilherme Nishikawa (Prata – Categoria Base) e Vinicius Figueira (Ouro – Individual Adulto) – sendo esta a 6ª vez que Figueira é o campeão brasileiro da categoria.

No ranking do campeonato liberado pela CBK após os cinco dias de competições, o Paraná ficou na 6ª colocação geral com 5 medalhas de ouro, 12 de prata e 17 de bronze, conquistando 35 medalhas no total. “Por agora, o ritmo começa a dar uma desacelerada mas, já no próximo mês, nós já começamos a nossa preparação técnica para a Liga Mundial de Karatê, que começa em janeiro”, finalizou Oguido.

Ana Almeida/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.