Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A etapa final do campeonato reuniu atletas de 26 estados e, pela seleção do Paraná, os atletas Vinicius Figueira e Gabriel Nascimento conquistaram o primeiro lugar

Entre os dias 14 e 19 de novembro, a cidade de São Bernardo dos Campos, em São Paulo, sediou a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê (CBK) 2023. Nesse torneio, os londrinenses Vinicius Figueira e Gabriel Nascimento fizeram parte da equipe titular do Paraná. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, local onde o carateca faixa preta, Vinicius Figueira, consagrou-se como heptacampeão brasileiro na categoria Sênior de até 67 kg.

A equipe paranaense masculina teve uma ótima campanha, sendo campeã da competição. Ao todo, atletas de 26 estados disputaram a final, nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, Cadete, Junior, sub-21 e Sênior.

Figueira é atleta titular da Seleção Brasileira há 10 anos. No Brasileiro, participou de cinco lutas individuais, sendo elas disputadas contra dois atletas de São Paulo (SP), um do Ceará (CE), um do Paraná (PR) e, na final, contra um competidor de Brasília (DF).

Ele contou que seu preparo para a competição foi intenso a fim de chegar na melhor fase para o CBK e ressaltou a importância de representar o município. “Para mim sempre é uma honra representar Londrina por ter nascido e ter sido criado aqui. Tenho muito orgulho de ser londrinense e de levar nossa bandeira pelo Brasil e pelo mundo. É sempre muito gratificante”, pontuou.

Figueira e o atleta Gabriel Nascimento, juntamente da equipe do Paraná, também consagraram-se campeões por equipe pelo segundo ano consecutivo, após quatro confrontos contra o Ceará (CE), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Pernambuco (PE).

Nascimento, carateca faixa preta, realizou três lutas contra representantes de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco na categoria até 67kg. Ele contou que, a preparação para o campeonato foi dura e bem feita, tanto na parte técnica quanto na parte física. “Tenho excelentes parceiros de treino e uma equipe muito forte no suporte”, pontuou.

Para o técnico da equipe paranaense, João Carlin Ferreira Padilha, o desempenho dos londrinenses foi fundamental e ambos exerceram com maestria sua responsabilidade para com a competição. “Foi um prazer muito grande estar à frente da Seleção Paranaense como técnico responsável, além de ter sido uma experiência incrível regada de emoções”, contou.

Ambos os atletas possuem o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e, segundo o presidente da FEL, Marcelo Oguido, são empenhados e merecedores do resultado do trabalho realizado. “O Vinicius foi classificado para as últimas Olimpíadas, venceu na categoria 67kg e é um dos maiores atletas do mundo. Ele vem buscando vários resultados e é um profissional no karatê, já o Gabriel está no começo da carreira e terá muitas outras conquistas em seu caminho”, ressaltou.

Luiza Arlindo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.