Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ginásio de Esportes Moringão esteve lotado na noite de sexta-feira (20) para receber os participantes da fase final dos 30º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), divisão A. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, shows, apresentações esportivas e a presença de centenas de atletas, as estrelas do evento. Cerca de 50 delegações das 77 que participam do evento estiveram na festa realizada no Moringão. O grande momento da abertura foi quando Elisângela Almeida acendeu a pira olímpica sob os gritos e aplausos dos jovens atletas. Cerca de cinco mil atletas entre 15 e 17 anos estarão em Londrina para competir em 18 modalidades nos Jojups. O evento vai até o dia 28 de outubro.

As atividades começaram às 19h com o pré-show, que contou com a condução de Maurício Rosa, apresentações culturais da banda marcial do Colégio Marcelino Champagnat e do grupo Bem Mais Dance, e com uma exibição esportiva de taekwondo. A solenidade teve o pronunciamento das autoridades, o desfile das delegações, a abertura oficial da competição e o acendimento da pira olímpica. A chama passou entre os competidores, inflamando o espírito olímpico nos atletas. A tocha foi conduzida pela ginasta Dayane Camilo, pela taekwondista Natalia Falavigna, pelo atleta Cleverson Oliveira, pelo ciclista Luciano Pagliarini e terminou o percurso com a pira sendo acesa pela atleta do vôlei, Elisângela Almeida. A banda londrinense Master Keys encerrou a festa com muito rock and roll.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, deu as boas-vindas aos competidores. “Londrina recebe todos de braços abertos. Agradeço muito ao Madureira e na sua pessoa, toda a equipe da FEL pelo empenho em realizar os jogos, ao governo do Estado, aos vereadores, nossos deputados e todas as lideranças que confiaram e ajudaram muito para que o evento fosse realizado. Tenho certeza que daqui sairão muitos campeões olímpicos. Os pais de vocês têm muito orgulho, podem ter certeza. Com tantos caminhos na vida vocês escolheram o do esporte, que é um caminho que só traz coisas boas. Parabéns e boa sorte a todos, e minha torcida para os atletas de Londrina”, celebrou o prefeito.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, ressaltou a importância da realização dos jogos em Londrina após 28 anos. “Quando fomos procurados, pelo governo do Estado, para realizar os jogos ficamos preocupados em fazer os melhores jogos da história, e é para isso que estamos trabalhando. Entregar a melhor edição dos jogos de todas. A equipe da Fundação é um exemplo de dedicação e amor ao esporte e se empenhou ao máximo para que isso aconteça. O esporte é um grande ferramenta de transformação de vida. Os Jojups oportunizam isso e, para Londrina, é um honra recebê-los”, destacou.

O secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, parabenizou todos os atletas que chegaram à fase final dos jogos. “Hoje temos os melhores do Paraná, e com certeza os melhores do Brasil nessa faixa etária, reunidos nos Jojups. Tenho certeza que surgirão daqui atletas que darão grandes alegrias ao Brasil. Chegar aqui não foi fácil. Vocês treinaram, competiram, venceram e chegaram com méritos até este momento. Nossa equipe está à disposição de vocês nestes dias. Vocês são a elite esportiva do nosso Estado, são os nossos campeões e torcemos por vocês”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com presença dos deputados Tiago Amaral e Alex Canziani, vereadores londrinenses, do secretariado municipal e da comunidade esportiva. Os JOJUPs são promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) e tem o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.