Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com apenas um mês de atividade, programa atinge meta e já projeta crescimento. Metodologia é adaptada para despertar os pequenos para o atletismo

São apenas quatro semanas na ativa, mas o programa Atletismo Kids já tem números que fazem os coordenadores do Projeto Londrina Atletismo sonharem alto. Desenvolvido com o objetivo de despertar o interesse de crianças para o atletismo, o Kids soma quase 500 pequenos integrantes em oito escolas da rede municipal de ensino.

“Estamos bastante satisfeitos com essas primeiras semanas de programa. Levar tantas crianças para o esporte em tão pouco tempo nos deixa muito orgulhosos. E isso nos leva a crer que o programa está no caminho certo e tem muito a crescer”, falou o gestor e treinador do projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, que tem mais de 20 anos de experiência na formação e captação de jovens atletas para a modalidade. O Atletismo Kids será realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Londrina e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Ele conta que já há, inclusive, uma lista de espera com quase 20 escolas que desejam contar com o programa no futuro. “Já levamos isso a nossos parceiros e estamos conversando para tentar estender o atendimento do programa nos próximos meses”, afirmou Miranda. Inicialmente, oito escolas de várias regiões da cidade estão credenciadas para receber o programa. A ideia é trabalhar com crianças de 8 a 11 anos de idade.

Até o momento, os campeões de em número de participantes são as escolas Jovita Kaiser e Sônia Parreira Debei, ambas na zona norte de Londrina.

A metodologia

E para atingir o objetivo de atrair mais crianças para o atletismo, a coordenação do projeto de atletismo formatou uma metodologia de ensino diferente, baseada em atividade mais lúdicas e recreativas. “O método de ensino é totalmente adaptado. O cronograma inclui brincadeiras que servem de introdução ao atletismo, como provas de corrida com distâncias menores. Nelas é possível identificar a pré-disposição da criança para a modalidade”, contou o coordenador dos polos e integrante da comissão técnica da equipe Londrina Caixa, Felipe Casonato.

“O mais importante neste primeiro momento é fazer com que a criança se interesse pelo atletismo. Na sequência, vamos monitorar e identificar para qual prova dentro do atletismo ela pode ser encaminhada”, informou o gestor do projeto.

A implantação do Atletismo Kids é um sonho antigo da diretoria do projeto. O programa é mais uma ação que vai de encontro à filosofia adotada pelo time londrinense, um dos mais importantes formadores de atletas no Brasil, de priorizar a captação e a formação de novos talentos para o atletismo nacional.

“O nosso projeto vem se caracterizando ao longo dos anos pela descoberta de novos talentos. E esse projeto é mais uma ação que vem reforçar essa filosofia. Quanto mais cedo a gente levar o esporte para a escola, maior a chance de despertar a criança para a prática esportiva. E se ela não se tornar um atleta profissional, ficam os outros ensinamentos, a formação do cidadão, que também trabalhamos muito”, acrescentou Miranda.

Confira lista das escolas integrantes: 

ESCOLA

ENDEREÇO

E. M. Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti

Rua Marte, 476. Jardim do Sol. CEP 86.070-170

E. M. Ruth Lemos

Rua Francisco de Assis F. Ruiz, 533. C. H. Luiz de Sá. CEP 86.086-010

E. M. Jovita Kaiser

Rua Raimundo Rodrigues da Silva, 29 Jardim Alto da Boa Vista CEP: 86.083-345

E. M. Maria Irene Vicentini Theodoro

Rua Pitágoras, 130 Jardim Eldorado CEP 86.040-130

E. M. Sonia Parreira Debei

Rua Café Sumatra, 60 Residencial do Café CEP 86.081-290

E. M. Ignez Corso Andreazza

Rua John Lennon, 78 C. H. Vivi Xavier CEP 86.082-105

E. M Geni Ferreira

Rua Sinode Bighinatti, 1235-Conj. Avelino Vieira CEP- 86.056-160

E. M. Zumbi dos Palmares

Av. Guilherme de Almeida, 3655 Jardim União da Vitória CEP 86.044-000

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.