Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um dos atletas responsáveis pelo bom desempenho do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, é o paranaense Cássio Cesar de Mello Rippel. O atirador foi bolsista na edição 2013/2014 do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), maior programa estadual de bolsas-atleta do País. 

Na última sexta-feira (17), Rippel ganhou a medalha de ouro na carabina deitado 50m. De quebra, bateu o recorde pan-americano da modalidade. O primeiro lugar em Toronto ainda deixou o Brasil, no dia da conquista, na liderança do quadro de medalhas do tiro esportivo no Pan. 

Bicampeão do Prêmio Orgulho Paranaense (2013 e 2014), Rippel é uma das promessas do Brasil para a Olimpíada do Rio, em 2016. Além dele, outros atletas da última edição do TOP 2016 alcançaram o pódio. No domingo (19), a ginasta Angélica Kvieczynski levou o bronze na disputa individual do arco. Nesta segunda-feira (20) ela garantiu mais um terceiro lugar, desta vez na final da fita - a 100ª medalha do Brasil na competição 

Na semana passada, Ana Paula Vergutz, da canoagem, faturou o bronze no K1 500 metros. Roberto Maehler, também da canoagem, conquistou a prata no K4 1.000 metros. Já as ginastas Daniele Hypólito e Lorrane dos Santos Oliveira foram bronze geral por equipe. 

Com um ouro, uma prata e cinco bronzes, os atletas do TOP 2016 já ganharam no Pan mais medalhas que Porto Rico, Uruguai, Paraguai e Jamaica. 

O PROGRAMA - O TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais, com recursos da Copel e Syngenta, autorizados pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. 

Ao todo, 11 atletas da edição passada do TOP 2016 estão em Toronto. Além dos seis medalhistas citados, Alexsandro do Nascimento de Melo (atletismo), Gabriela Yumi Nishi Gomes (ciclismo), Amanda Simeão, Athos Schwantes e Alexandre Pereira de Camargo (todos da esgrima) defendem o Paraná e têm chances de alcançar resultados expressivos. 

Vale lembrar que os nomes dos bolsistas selecionados para a edição 2015 do TOP 2016 serão divulgados em breve. A Comissão Estadual de Avaliação tem se reunido desde a semana passada para selecionar e homologar os bolsistas. Assim que os trabalhos terminarem, os nomes serão divulgados no site da Secretaria de Estado do esporte e do Turismo. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.