Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cambé irá sediar pela primeira vez, nos próximos dias 21 e 22 de maio, no Ginásio João de Deus Almeida, o Campeonato Paranaense de Taekwondo, que está em sua 40ª edição. A expectativa da organização é de que o município receba mais de 800 atletas, que representam cerca de 90 cidades espalhadas pelo Estado. Conforme estimativa da Secretaria Municipal de Esportes, que apoia o evento, Cambé contará com a média de 100 representantes na competição. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.paranatkd.com.br.

Os participantes integram as mais diferentes faixas etárias e estão distribuídos nas categorias fraldinha, mirim, infantil, juvenil, cadete, adulto e máster. Dessa forma, sobem ao tatame desde crianças nos primeiros anos de vida até idosos. Considerando técnicos, familiares e acompanhantes, cerca de 1200 pessoas devem visitar Cambé.

Os atletas que já conquistaram a faixa preta, a mais alta entre o ranking da arte marcial, disputam vaga para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo. Para a fase nacional, são disponibilizadas 20 vagas na categoria juvenil, 20 na categoria cadete e mais 16 para adultos.

A organização do Campeonato é da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), da qual Marcelo Madureira é vice-presidente. De acordo com ele, a ansiedade entre os atletas veio se acumulando durante a pandemia, que os privou da participação nas competições. “Agora, a gente espera que o evento venha reanimar todos os participantes que estavam estacionados na pandemia”, completa.

O presidente da FPTKD, Ricardo Zimmer, se diz animado para o retorno do evento com o público regular. Em 2021, como medida de prevenção contra a Covid-19, apenas metade dos participantes, entre atletas e demais envolvidos, puderam participar. “É um prazer muito grande ter esse evento aqui no Norte do Paraná. É a primeira vez que ele é sediado no município de Cambé e a Secretaria de Esportes nos deu um apoio total", diz Zimmer.

Para a secretária de Esportes, Telma Gamba, o taekwondo está presente em Cambé tanto em projetos apoiados pela Prefeitura quanto nas associações e escolas que possuem sede no município e trabalham a arte marcial com os alunos. O resultado desse investimento no esporte é a expressiva participação de representantes cambeenses no campeonato.

“Cambé, que vem se destacando no incentivo ao Taekwondo, vai receber atletas de altíssimo nível. Depois de um longo período de isolamento social, a gente sedia com muito orgulho esse campeonato”.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.