Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cambé está mais dourada e campeã brasileira em diferentes categorias do kickboxing. Sete atletas de duas academias da cidade, que contam com apoio da Prefeitura de Cambé por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, foram campeões no Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorreu em Curitiba. Além do título, eles garantiram vaga para representar o Brasil em competições internacionais.

Uma das academias é a do campeão mundial Defu Monteiro, que também conquistou título brasileiro no início deste mês. Além dele, outros 4 atletas foram à Curitiba e, desses, três voltaram com medalha de ouro: Defu foi campeão na categoria K1 Style; Julia Vitória Bertim Morais, de 16 anos, foi campeã na categoria Kick Light; Mariana Gomes Tenório Borges, de 18 anos, foi campeã na categoria Low Kicks; e Victor Emanuel Marques da Silva, de 17 anos e já atleta da seleção brasileira, foi campeão da categoria Light Contact. Já Manuella Vitória de Oliveira Pereira, de 17 anos, conquistou a 4ª colocação na categoria Light Contact.

Com as conquistas, Defu Monteiro e Mariana Borges conquistaram vagas para o Campeonato Sul-Americano de Kickboxing, para adultos. Já Julia Morais e Victor Emanuel da Silva se classificaram para o Campeonato Pan-Americano do esporte, destinado para cadetes e juniores. Os dois torneios serão disputados juntos, em Foz do Iguaçu, de 6 a 10 de dezembro.

O treinador resumiu o sentimento com o brasileiro e já projeta a sequência do ano. “Foi espetacular. Treinamos muito duro para conseguir chegar a esse resultado. Não é fácil ter quatro campeões, ainda mais em um campeonato que tinha atletas de mais de 20 estados, com muita experiência. Também não é fácil ser professor, torcer pelos seus alunos, entender o momento de cada um, tentar fazer com que eles evoluam, e ainda cuidar do seu, academia, vida pessoal. Juntando tudo, quando você vê resultados como este, entende que está no caminho certo. Foi incrível. Agora, a expectativa é que teremos um resto de ano muito bom, e um próximo ano ainda melhor, tendo em vista os Jogos Abertos de Cambé, Copa Paraná, Copa do Brasil, Pan-americano e Sul-americano. Acredito de fato que vamos conseguir uma medalha internacional”, afirmou.

A outra academia é a Alcateia Kickboxing, do treinador Beto Cunha, que levou três atletas ao Campeonato Brasileiro. Gabriela Montini da Cunha, de 16 anos, foi campeã na categoria Point Fight – também garantindo vaga na competição internacional do fim do ano -, além da prata na categoria Light Contact; Ana Clara Montini da Cunha, de 19 anos, foi vice-campeã na categoria Kick Light; e Maicon Aparecido Ferreira Lino, de 22 anos, ficou em 3º lugar na categoria Point Fight.

O treinador, que também é pai da Ana Clara e da Gabriela, comentou o sentimento após as conquistas dos atletas. “Os atletas já treinam há bastante tempo, tem um ritmo de competição bacana, vivem o esporte, vivem a expectativa de competição, de buscar os resultados, a excelência, já tem uma rotina de atleta. Então, é muito bacana, ajuda a seguir o planejamento, com foco no resultado, no aprimoramento técnico, na disciplina. É um sentimento bacana de estar realizando isso junto com a família, junto com os atletas. Uma realização muito grande.

Ele também afirmou que os três integram a seleção brasileira de kickboxing em competições internacionais, estando em radar olímpico. Isso porque, desde 2021, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu o kickboxing como esporte olímpico. O kickboxing deve ingressar nos jogos em até três ciclos e pode contar tanto com eles, como com o Victor da academia do Defu e outros atletas cambeenses.

Vinicius Augusto Batista Eria/NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.