Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 160 atletas participam do maior evento do país na modalidade; resultados valem vaga para o Mundial deste ano, na Hungria

Maio de 2015 certamente é um mês que ficará marcado na história do esporte londrinense. A cidade foi a escolhida para receber, hoje e amanhã, 30 e 31,o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona deste ano, que além de trazer os melhores atletas a nível nacional, servirá como seletiva para o Mundial na Hungria, em setembro. Ao todo, mais de 160 atletas de 19 clubes e noves estados brasileiros participam das disputas, que ocorrem das 8h às 17h, no Iate Clube de Londrina.

Divididas por tipo de embarcação, percurso, idade e gênero, as provas (individuais ou em dupla) são caracterizadas por grandes distâncias e pela portage– parte do trajeto no qual o atleta é obrigado a sair da água e percorrer certa distância demarcada carregando o caiaque ou a canoa. “O maior percurso será de 28 km, na categoria Sênior [acima de 19 anos], masculino, e a menor de 3 km, para competidores do Infantil e da Para canoagem”, relatou a árbitra internacional e supervisora de Canoagem Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Bruna Muassab.

Entretanto, para vencer não basta chegar em primeiro. Segundo Bruna, o atleta precisa respeitar alguns critérios, que são avaliados pelo quadro de arbitragem durante toda a prova. São cinco pontos principais: identificação e entrada na água, largada, controle do percurso e das voltas, controle da passagem pela portage, e chegada. “Analisamos se não há irregularidades, a fim de garantir que todos possam competir em condições iguais”, destacou a árbitra.

Disputa acirrada

Além de valer o título de campeão nacional e uma vaga para o Mundial, os resultados do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona têm valor classificatório para obtenção da Bolsa Atleta, que é um benefício concedido pelo Governo Federal aos melhores colocados no ranking geral da CBCa.

Força pé-vermelha

Londrina irá contar com a participação de alguns atletas da cidade para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. Entre eles, destaque para Mateus El Haouli Santos e Milton Franco. Ambos treinam no Iate Clube, e carregam histórias diferentes e muito curiosas.

Santos é uma fera no esporte. Campeão brasileiro e paranaense por mais de uma vez, nas modalidades Maratona e Velocidade, ele decidiu parar os treinos e levar a canoagem como um hobby. O motivo? A crônica falta de investimentos no esporte nacional. “Além disso, têm os compromissos profissionais que ocupam bastante o meu tempo. Mas, é muito animador ver Londrina recebendo uma competição como essa, que é a maior do país. Mostra que temos o potencial de sediar outras modalidades”, pontuou Santos, que disputa na categoria K1, Sênior, de 28 km.

O segundo é um grande exemplo de superação. Após sofrer acidade e ter uma das pernas amputadas, Franco não se deixou abater e encontrou na canoagem um incentivo a mais para manter-se forte e recomeçar. Hoje, há mais de seis meses praticando o esporte, ele vive a expectativa de participar da sua primeira competição. “O importante é eu conseguir completar a prova, aí o coração já bate mais forte”, disse Franco, que concorre na categoria Turismo, 3 km.

Fala, professor!

Não só de força de vontade são feitos vencedores. Segundo o técnico e instrutor de canoagem e remo do Iate Clube de Londrina, Gelson Moreira, é preciso ter bom preparo físico e, principalmente, domínio das técnicas e do equilíbrio. “São detalhes como a altura da remada, o giro do tronco e a postura que fazem a diferença no resultado final”, citou.

Contudo, Moreira explicou que os equipamentos e treinos variam de acordo com o tipo de modalidade praticada. Nesse sentido, ele fez uma análise de como serão as disputas pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem. “Assim como na categoria de Velocidade, são utilizadas embarcações mais finas. A diferença é que na Maratona predomina muito mais a resistência”, comparou o técnico.

Para toda a família

Além de torcer pelos competidores, o público terá outras opções para se divertir e passar um final de semana diferente em Londrina. Stand uppaddle, bote inflável, desafio NatúSlacklinee uma apresentação de caiaque polo, com os jogadores da base da Seleção Brasileira, são algumas das atividades paralelas que serão realizadas durante os dois dias de evento. A entrada e a participação nas atividades são gratuitas e abertas a toda população.

Nos bastidores

Um dos grandes responsáveis pela vinda do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona à Londrina é Guilherme Galvão. Há mais de um ano tentando trazer a etapa para a cidade, ele enalteceu a vitória londrinense. “A princípio seria em Palmas, no Tocantins. Mas, o visual, a localização e as características do Igapó para provas, bem como o grande público de esportes aquáticos que temos aqui, pesaram na hora da decisão final”, comemorou.

Organizador geral do evento, Galvão destacou ainda os benefícios que a competição trará para a cidade. Segundo ele, além de recolocar Londrina novamente no cenário esportivo brasileiro, a iniciativa irá movimentar diversos setores da sociedade, como redes hoteleiras, restaurantes, shoppings e outros. “É um grande turismo esportivo e de negócios que influencia em toda a economia local”, frisou Galvão.

Na avaliação do vereador Tio Douglas, que também foi importante para ajudar a trazer o campeonato à Londrina, o evento representa uma vitória para toda a sociedade. “Leva a nossa cidade como cartão postal para o Brasil. Sinto-me honrado em trabalhar em prol do esporte, que é um grande exemplo e estímulo para as crianças e os jovens”, afirmou.

Sob supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona é uma realização do Jornal Blitz e do Iate Clube de Londrina, e tem como patrocinador oficial a Sanepar. A organização e produção é da Blitz Comunicações. Os apoiadores são: Governo do Estado do Paraná, Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (Ipec), Prefeitura de Londrina, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sanepar, Londrina Convention&Visitors Bureau, Unifil, Mídia Logística, Wizard, Sucos Natú, G2 Sacolas Ecológicas, Galiassi Decorações e RPC.

Fábio Moraes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.