Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Participam atletas de 15 estados nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Junior, Sub-21 e Sênior; evento será no Ginásio do Colégio Marista

A etapa Paraná do Campeonato Brasileiro de Karatê 2022, que será realizada em Londrina, tem início nesta quarta-feira (17) e vai até sábado (20). Cerca de 900 atletas, de 15 estados brasileiros, participam desta que é a quinta etapa. No mesmo evento, ocorre o Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê, junto à competição entre as federações – que são uma por estado. Todo o Campeonato pode ser assistido pelo público em geral, no Ginásio do Colégio Marista, localizado na  avenida Maringá, 78, no Jardim dos Bancários. A entrada é franca.

Vão competir 19 atletas de Londrina, que são todos patrocinados pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e são vinculados à Federação Paranaense de Karatê. A Prefeitura de Londrina, junto à FEL, apoia o evento, que é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

O atleta londrinense Arthur Menezes, que compete na categoria Sênior, para nascidos até 2004, comentou que é uma grande oportunidade poder competir em casa. “A expectativa é muito boa, ainda mais por ser aqui em Londrina, é muito importante para todos nós e para o sensei Oguido”, afirmou.

Menezes contou que a equipe de Londrina já está se preparando desde o começo do ano para o campeonato. “É uma etapa classificatória, então as expectativas estão muito altas. A preparação tem sido longa, e esperamos que seja muito legal poder lutar em casa”, completou.

Participam da competição atletas nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Junior, Sub-21 e Sênior. De acordo com o presidente da CBK, Sebastião Hermes Queiroz, que está em Londrina para ajudar a organizar e homologar o evento, o Campeonato é dividido em seis etapas classificatórias. “Alguns dos atletas que estarão aqui em Londrina já participaram de outras etapas”, explicou.

Os quatro primeiros classificados em cada etapa (primeiro, segundo e dois atletas no terceiro lugar) deverão participar da fase Final do Campeonato. “Após a do Paraná, teremos a sexta etapa em Sergipe e, em novembro, será a final, em São Paulo”, disse. Todos os atletas são filiados a um dos 162 clubes inscritos, que são ligados às respectivas federações de seus estados. Queiroz ainda contou que o evento todo será transmitido pelo canal do YouTube da CBK (https://www.youtube.com/c/CBKPLAY/featured ).

A programação completa do Campeonato pode ser acessada aqui (https://www.karatedobrasil.com/_files/ugd/03d59d_f143d73e9099463b88e14fa57b294278.pdf ). Segundo o presidente da Confederação, as competições em si começam na quinta-feira (18). “Amanhã será mais para credenciamento e pesagens dos atletas. A organização, junto ao nosso anfitrião Marcelo Oguido, está indo muito bem”, contou Queiroz.

De acordo com o técnico da equipe de karatê e presidente da FEL, Marcelo Oguido, é muito importante para Londrina receber esse evento de importância nacional. “Isso fomenta o esporte, incentiva os atletas que já temos e nos ajuda a buscar também atletas para a Seleção Brasileira de Karatê”, avaliou.

Oguido destacou, também, que a vinda do evento para a cidade contribui para a movimentação da economia, por conta das hospedagens dos atletas, alimentação e deslocamentos. “Além disso, a entrada é gratuita e aberta a todos, justamente para incentivar o interesse pelo esporte”, afirmou.

As etapas anteriores do Campeonato foram no Ceará, no Pará, no Mato Grosso e em Minas Gerais.

Débora Mantovani/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.