Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 750 atletas de todo o Brasil participaram da 29ª edição do evento, realizado pela primeira vez na cidade

Mais de três mil pessoas prestigiaram as atividades do XXIX Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu, a maior competição nacional da arte marcial chinesa no Brasil, sediada pela primeira vez em Londrina. Encerrado no domingo (9), o evento contou com ampla estrutura e movimentou o Ginásio Moringão desde o dia 5 de setembro, envolvendo cerca de 750 atletas, de 18 estados. Ao todo, a cidade recebeu 1.500 visitantes, incluindo técnicos e demais acompanhantes. As lutas foram disputadas em três arenas de competição e abertas gratuitamente ao público. A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), foi apoiadora da iniciativa organizada pela Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu (CBKW).

O prefeito Marcelo Belinati participou da cerimônia de abertura, no dia 6, junto com a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie, que visitou a cidade na última semana. Também estiveram presentes outros representantes do Município, vereadores e autoridades locais.

Pela primeira vez, todo o evento foi transmitido online nos canais da CBKW, onde vários vídeos e materiais estão disponibilizados pelo Facebook (https://www.facebook.com/cbkwoficial/), YouTube  (https://www.youtube.com/user/CBKWKungfuWushu) e no site www.cbkw.org.br .

O presidente da FEL, Fernando Madureira, destacou a dimensão da realização inédita do torneio em Londrina, que representa uma seletiva para eventos internacionais, como o Sul-americano, Pan-americano e Mundial, abrangendo também o 3º Campeonato Brasileiro Universitário de Wushu, disputa oficial homologada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Madureira destacou que a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu em Londrina foi um sucesso e superou as expectativas de público e do número de participantes, com atletas de todo o Brasil. “Trata-se de um evento de ponta da modalidade, com alto nível, que ajudou a movimentar o público das artes marciais e beneficiou a rede hoteleira da cidade. Nossa missão é expandir e diversificar cada vez mais a oferta de esportes na cidade, incentivando as crianças e jovens. Representantes da Confederação Brasileira nos procuraram para elogiar a estrutura da cidade e ressaltaram que futuramente pretendem trazer novos eventos para cá”, contou.

Segundo o organizador da competição, o presidente da Federação Paranaense de Kungfu Wushu (FPRKW) e atleta de Londrina, Adelbran Valentim, o torneio representou um marco para a modalidade na região, contando com praticantes de idades a partir de cinco anos até pessoas acima de 60 anos. “O resultado foi 100% positivo desde a organização, com apoio da Prefeitura, do prefeito Marcelo Belinati e da FEL, que deu todo o suporte e incentivo, até as disputas em diferentes categorias, envolvendo atletas profissionais de alto nível e abrangendo crianças, universitários e paratletas. A estrutura foi de campeonato mundial e um fator importante é que muitas crianças que assistiram gostaram e manifestaram interesse nesta arte marcial, o que é motivo de grande satisfação. Outro ponto destacado foi que os participantes e representantes das entidades ficaram com uma imagem muito positiva de Londrina”, disse.

A competição envolveu as modalidades Taolu tradicional e moderno. A categoria se divide ainda em Sanda, combate que utiliza técnicas de socos, chutes e projeções e Shuaijiao, que faz uso somente de projeções, sem luta no solo.
Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.