Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cicloturismo no formato de circuito com rota demarcada e acessível via internet, contemplando belezas naturais, monumentos de fé e desafios de superação de limites na região metropolitana de Londrina.

Grupo de ciclistas MTB de Londrina e região está lançando o projeto que cria o “Circuito Pé Vermelho - Cicloturismo para o desenvolvimento regional”.  A rota, ainda em construção, integra os municípios de Londrina, Tamarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, locais onde o cicloturista terá acesso a atrativos naturais, históricos, gastronômicos, culturais e religiosos.

Patrícia Oliveira, idealizadora do projeto, explica que o objetivo é unir estes territórios por meio do cicloturismo, atraindo turistas para fomentar as atividades dos agricultores e dos microempreendedores. A região é composta por paisagens de grande riqueza natural, e já é bastante frequentada por diversos ciclistas de diferentes grupos. Patrícia está entre eles há 2 anos e neste período passou a conhecer melhor a região, as propriedades agrícolas, os atrativos de cada local, daí a ideia de fazer deste esporte uma ferramenta para potencializar o turismo e promover o desenvolvimento regional.

A ideia foi apresentada a ciclistas de diferentes grupos, que a abraçaram e estão implementando o projeto. O grupo está trabalhando na construção das rotas, na busca de parcerias para apoio financeiro e no fechamento de equipes que darão suporte ao circuito em cada município. Em Rolândia, por exemplo, esta equipe já foi criada e conta com entidades civis e pública, incluindo clubes de pedal e de serviços, imprensa e do Conselho Municipal de Turismo.

O itinerário

O circuito inicia e termina em Londrina. Ao se cadastrar no Quilômetro Zero o cicloturista recebe um passaporte que será carimbado, ao longo de toda a rota, nos pontos credenciados - vendas rurais, propriedades rurais, museus, pousadas, hotéis, postos de recepção de turistas em cada cidade. Ao final, ele recebe um certificado de que completou o Circuito Pé Vermelho.

Além da rota principal, também haverá rotas alternativas que levarão a pontos turísticos extras como cachoeiras e trilhas. Tudo dependerá da programação que o cicloturista escolher.

A rota completa e cada trecho contemplarão os principais pontos turísticos dos municípios integrantes.

O circuito completo é programado para um cicloturismo de 5 a 7 dias. Com isso, o cicloturista irá dormir nas cidades e aproveitar outros atrativos e trilhas, fomentando ainda mais a economia local.

Tudo a um clique

Para que o cicloturista se programe e saiba previamente todas as possibilidades turísticas dos lugares por onde vai passar, o projeto prevê a construção de um site que trará todas as informações que ele vai precisar, como:  Links GPX com mapas dos trajetos, contendo a rota completa, trechos, altimetria de cada trecho; Rede de Credenciados, com apoios mecânicos de trilha,  listas de hospedagem, onde comer, trilhas alternativas, locais para passear em cada cidade.

"Futuramente, a ideia é que o cicloturista programe todo o seu circuito pelo site, inclusive comprando vouchers para hospedagem, refeições, passeios extras", diz Patrícia.

Preservação ambiental

O projeto prevê também educação ambiental, com elaboração de cartilhas e folders que estarão disponíveis no site e serão entregues ao cicloturistas no início do trajeto.

Erika Pelegrino/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.