Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 70 atletas, de várias cidades e estados, já se inscreveram para a seletiva de futebol de campo; podem participar meninas nascidas entre 2006 e 2009

Garotas que praticam futebol e querem uma oportunidade para tentar ingressar na equipe feminina do Londrina Esporte Clube/Associação Esportiva Tsuru Oguido, uma das referências da modalidade no Paraná, poderão participar de uma seletiva realizada neste domingo (28). Com a intenção de trazer novas atletas para integrar os times de base, nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, o clube avaliará as candidatas a partir das 8h30, no campo de futebol da Bratac Seda, empresa localizada na avenida Brasília, 1.075, Rodocentro. Podem participar meninas de qualquer localidade, nascidas nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.

As inscrições permanecem abertas até o dia das atividades, podendo ser efetuadas exclusivamente por meio de formulário on-line, que deve ser solicitado pelo número (43) 99154-0812 (WhatsApp). Em casos excepcionais, quem por algum motivo não conseguir fazer inscrição pela internet poderá comparecer diretamente ao local.

A comissão técnica do time pede que as jogadoras compareçam ao local da avaliação portando um documento original com foto, além de trajes compatíveis com a prática do futebol de campo, tais como camiseta leve, calção, meião, caneleira e chuteira.

Cerca de 70 atletas, de aproximadamente 40 cidades e diferentes estados brasileiros, já se inscreveram e garantiram presença para fazer os testes que irão trazer novos talentos para fortalecer o projeto. Além de inscritas de Londrina, a cidade receberá jogadoras de diversos municípios, a maioria do Paraná, como Arapongas, Apucarana, Cambé, Cornélio Procópio, Ibiporã, Ibaiti, Ortigueira, Toledo e Guarapuava, entre outros. De fora, também haverá representantes de Dourados (MS), Rondonópolis (MT), São José dos Campos (SP), Palmital (SP), Teodoro Sampaio (SP) e outros locais.

O treinador da equipe sub-17 do LEC/Tsuru Oguido, Johnny Gonçalves, destacou que a boa e diversificada procura é relevante, e fruto da seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido no projeto da equipe londrinense. “Nosso trabalho faz sucesso e é referência no futebol feminino do Paraná e para outros estados, sendo um dos poucos existentes, concreta e continuamente, em nível estadual. São meninas de várias partes interessadas em conhecer o time e fazer parte dele. Isso valoriza a modalidade e o crescimento do futebol entre as mulheres. Temos hoje uma estrutura e planejamento, graças a vários parceiros e apoiadores, que nos dão respaldo e nos permitem fornecer condições de trabalho para essas atletas se desenvolverem. Agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros que permitem a continuidade do trabalho”, destacou.

Gonçalves informou que, para 2024, o time londrinense está se estruturando para atuar com mais categorias de base em relação ao ano anterior, quando esteve ativo o sub-17, time vice-campeão paranaense em 2023, e o trabalho de polo social. Segundo ele, já estão garantidos os times sub-17 e sub-15, sendo que o sub-20 também deve ser montado, conforme o planejamento. “Exatamente com essa intenção, abrimos a seletiva deste domingo pensando na formação dessas três categorias, e avaliaremos as atletas que demonstrarem melhor nível técnico e aptidão para a modalidade”, contou.

Sobre as atividades que irão compor os testes, o técnico expôs que serão aplicados treinos técnicos e jogos adaptados com foco em práticas com campo reduzido, a fim de observar a qualidade e o comportamento das atletas. “Sabemos que, cada vez mais, o futebol moderno é ágil e se aproxima do futsal, onde as jogadas precisam ser feitas com inteligência e precisão, em curtos espaços de jogo e de tempo. Por isso, um dos pontos analisados será essa qualidade com a bola nos pés, o passe, toque de bola sob pressão, posicionamento, drible, noção de jogo e outros fundamentos. Temos um gol móvel no campo da empresa Bratac que permite essas adaptações e variações nos treinos, aprimorando a avaliação. Também iremos, é claro, ver como flui o jogo de maneira geral, a qualidade técnica, habilidade, marcação e intensidade. A maioria das meninas chega sem uma noção tática mais ampla, o que será trabalhado melhor quando as selecionadas ingressarem nas equipes”, detalhou.

Por fim, Gonçalves frisou que o projeto do Londrina/Tsuru Oguido tem como missão representar bem a cidade, promovendo e valorizando o futebol feminino, bem como abrindo oportunidades para as mulheres que desejam praticar o esporte e evoluir na modalidade. “Nós ficamos muito contentes com o fortalecimento do time e a repercussão alcançada. Uma cidade do tamanho e importância de Londrina merece e precisa manter um projeto como este, então nosso objetivo e compromisso é de proporcionar a essas atletas um ambiente de crescimento tanto no futebol como no aspecto social, de aprendizado e vida.Sabemos bem que, infelizmente, a realidade é que as oportunidades no futebol feminino são mais restritas e é difícil alcançar o profissionalismo. Assim, as categorias de base possuem esse papel de dar suporte e preparar as jogadoras para se tornarem grandes mulheres, também incentivando sempre os estudos, independentemente da escolha a ser feita futuramente”, concluiu.

LEC feminino 

O projeto do time feminino de futebol, conduzido por meio de parceria entre o Londrina Esporte Clube e a Associação Esportiva Tsuru, é uma das iniciativas que vêm recebendo recursos advindos da Fundação de Esportes (FEL) nos últimos anos, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

A equipe de futebol feminino do Londrina existe há 11 anos com o trabalho da Tsuru, e mantém parceria com o LEC desde 2019. Nos últimos anos, o Londrina foi campeão sete vezes do campeonato Bom de Bola, que era a única competição feminina do Paraná até então (o Paranaense sub-17 está apenas em sua segunda edição). No Bom de Bola, o LEC venceu em 2013 e 2014 com a categoria sub-14, e em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022, com o sub-17.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.