Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. Eles são uma espécie de embaixadores dos Jogos e têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.

A origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pelaBirdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto. Agora tem início a votação para escolha dos nomes.

Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico respectivamente. São eles Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação acontece no site www.rio2016.com/mascotes. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). “Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças”, explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Os mascotes Rio 2016 terão site próprio e perfil nas redes sociais.

Amigos Rio 2016

Os mascotes visitantes de outros Jogos, depois de passearem pela Cidade Maravilhosa, conheceram seus novos amigos, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Afinal, os mascotes fazem parte de uma grande família. Hoje, os visitantes se despediram da cidade.

COB/Imprensa

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.