Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para Alfred Whitehead, é possível resumir a tradição filosófica europeia numa “série de notas de rodapé de Platão”. É fácil dar razão à sua síntese ao se ler o clássico “A República”, escrito no século IV a.C.. Nesta obra seminal são introduzidas muitas das questões filosóficas com as quais a humanidade se ocupou nos últimos dois milênios. Nela igualmente se encontram ferramentas capazes de auxiliar na compreensão do complexo tema da corrupção e da psiquê humana. Serve-nos, aqui, a referência ao mito do “anel de Giges”, apresentado por Platão no diálogo entre Sócrates e Glauco a respeito do justo e do injusto. Certo dia, um terremoto abriu uma fenda no chão e o pastor Giges nela encontrou um cavalo de bronze, oco e com um homem morto em seu interior. O homem trazia num dos dedos um anel de ouro e dele Giges se apossou. Dali seguiu para uma reunião dos pastores com o rei onde girou o anel para um lado e se tornou invisível. Testou novamente o anel, girando-o para o outro lado e voltou a ser visível. Surpreso com o poder do anel, usou-o para se tornar mensageiro do rei. Em seguida, aproximou-se da rainha, seduziu-a, tramou contra o rei, matou-o e assumiu o poder. No debate com Sócrates, Glauco concluiu que qualquer pessoa com o poder de ficar invisível, protegido pelo anonimato e pela certeza da impunidade, faria tudo o que lhe aprouvesse.

O mito de Giges nos coloca frente a questões morais relevantes: o que você faria se pudesse ficar invisível? Tomaria para si tudo de que pudesse se apoderar? Mataria quem quisesse matar? Estupraria quem quisesse estuprar? Desviaria o dinheiro público que quisesse desviar? As respostas permitem identificar o quanto de moralidade cada um traz dentro de si. E permitem refletir a respeito da dualidade entre a força e a insuficiência da moral para frear impulsos humanos.

Se durante séculos a religião cristã foi capaz de impor freios inibitórios a certos comportamentos no mundo ocidental, ao perder espaço com a dessacralização iluminista, acrescida da resposta darwiniana sobre a origem das espécies, o cenário mudou. O ser humano deixou de precisar da explicação divina para compreender o mundo e orientar seu agir. Assim, passou a gozar de uma rara, porém ambivalente, liberdade. Oscilando entre a prazerosa libertação de algumas amarras morais e a angustiante libertação de valores caros, ingressou numa era de exacerbada incerteza e relativismo. Desorientados, muitos estão redirecionando a aflitiva referência de ser apenas um elo entre seus antepassados e sua prole descendente, para uma pluralidade de novas matrizes religiosas. Mas a grande maioria parece apostar no “deus do consumo” como capaz de preencher o vazio existencial.

Tudo isso, somado ao centenário protecionismo intercastas e à ausência de transparência, contribuiu para consolidar a sina de o país seguir sendo o paraíso da impunidade crônica dos crimes do colarinho branco. Os donos do poder, tal qual Giges, encontraram as condições ideais nesse ambiente “pós-moderno” para agir na invisibilidade dos bastidores, potencializando práticas corruptas em níveis que Platão nunca imaginou. Afinal, não é fácil se conter num mundo de valores fluídos, quando se casa a ganância com a carência de fiscalização e efetiva punição.

Mesmo assim, é possível apostar num melhor destino. Após quase quatro anos de Lava Jato ninguém pode seguir dizendo não ter visto Giges roubando. Foi possível sacar o anel de uma parcela dos corruptos de plantão, desvelando-se a organização de um mundo paralelo capaz de desviar bilhões de reais do sofrido povo brasileiro sem ruborescer. Resta saber se o país conseguirá impedir que a invisibilidade e a impunidade voltem a ser regras. Com a palavra o povo e os parlamentares a serem eleitos em 2018.

Rodrigo Régnier Chemim Guimarães é Procurador de Justiça. Professor do Unicuritiba e da FAE. Doutor em Direito de Estado pela UFPR - andrea.morais@mppr.mp.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.