Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agora é para valer! Nos dias 2 e 3 de março, o paracanoísta bicampeão mundial Igor Tofalini disputa a Copa Brasil de Paracanoagem. A competição será realizada em Brasília, em um dos cartões postais da capital federal, o Lago Paranoá. Integrante da equipe Rema Londrina/ Iate Clube de Londrina, Tofalini embarcou para o Distrito Federal ontem (29). A competição é a seletiva nacional para quem sonha com a medalha paralímpica.

A Copa Brasil de Paracanoagem é o primeiro campeonato oficial de 2024. Os dois primeiros colocados de cada categoria garantem vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado na Hungria, em maio. Pela classificação no Mundial, serão definidos os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris.

A preparação de Igor Tofalini tem sido intensa. Integrante da Seleção Brasileira de Paracanoagem desde 2016, ele se prepara para a competição desde janeiro, quando iniciou o ciclo de treinamentos no litoral paulista, com supervisão da equipe nacional, comandada pelo técnico Thiago Pupo. Nesta semana, as atividades foram comandadas pelo técnico Gelson Souza, no Lago Igapó e Iate Clube de Londrina.

Igor Tofalini compete na prova de 200 metros, a bordo da embarcação do tipo VA'A e se enquadra na categoria VL2, para atletas com mobilidade em tronco e braços, mas sem mobilidade de membros inferiores. O recorde pessoal dele tem o tempo de 49s330.

O Peão da Águas, como é carinhosamente conhecido pelo público, é bicampeão mundial de paracanoagem, em 2018 e 2022, tem três medalhas de ouro do Campeonato Pan-Americano e outros cinco títulos nacionais. Em 2018, o Comitê Paralímpico Brasileiro nomeou Igor Tofalini como o atleta do ano. No ano passado, Igor Tofalini conquistou medalhas de prata no Campeonato Mundial e na Copa do Mundo.

JSodré Comunicação

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.