Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dois ciclistas vão representar o BMX e outros quatros a disciplina de Estrada

O Brasil terá quatro representantes no ciclismo de estrada e dois no BMX para os Jogos Olímpicos do Rio2016. De acordo com os critérios da União Ciclística Internacional (UCI), a disciplina de Estrada já havia garantido duas vagas na prova masculina após o encerramento do ranking de nações da categoria no dia 31 de dezembro de 2015, e agora, prazo final para pontuação no ranking de nações feminino, confirmou mais duas vagas entre as mulheres.

Pelos critérios de convocação estabelecidos pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que levam em consideração o ranking mundial e as características técnicas mais adequadas para o percurso da prova de Estrada nos Jogos Olímpicos, carimbaram presença para os Jogos de 2016 os ciclistas Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Fernandes e Flávia Oliveira. Os suplentes serão Caio Godoy e Janildes Fernandes. A equipe será comandada pelo técnico Adir Romeo.

Os representantes

Murilo Fischer tem sido um dos principais destaques do Brasil na modalidade. Com experiência de mais de 10 anos no ciclismo profissional, o catarinense conquistou em 2015 a famosa "Tríplice Coroa do Ciclismo Mundial", tornando-se o primeiro e único brasileiro a completar os três grandes Tours do Ciclismo de Estrada: Giro d’Itália, Tour de France e Volta da Espanha. Os Jogos do Rio de Janeiro serão a quinta Olimpíada do brasileiro na carreira.

Kleber Ramos, mais conhecido como Bozó, foi o melhor brasileiro no evento-teste para a Rio2016, alcançando o 7º lugar, com uma performance muito boa principalmente nos trechos de subida. O paraibano tem se destacado muito nas últimas temporadas no circuito internacional e por isso está embalado para sua estreia em Jogos Olímpicos.

A carioca Flávia Oliveira é atualmente a melhor brasileira no ranking mundial. Flávia faz parte do seleto grupo que integra o ciclismo feminino profissional e tem cumprido um extenso calendário internacional de provas, competindo entre as melhores ciclistas do mundo. A atleta também foi medalhista de bronze no último pan-americano da modalidade e disputará a sua primeira olimpíada.  

Já Clemilda  Fernandes chega com muita experiência para disputar a sua terceira olimpíada. Após competir várias temporadas no circuito europeu, a ciclista mato-grossense, que atualmente reside em Goiânia, é a atual campeã brasileira na modalidade e segunda melhor brasileira no ranking mundial.

BMX

No BMX, o país garantiu duas vagas por mérito, uma no feminino e outra no masculino, na competição que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto. No ranking entre nações masculino, o Brasil alcançou o 12º lugar entre 55 países. Já no ranking feminino, a nação ficou entre as 10 melhores do mundo entre 46 países. Vão representar o Brasil os pilotos Renato Rezende e Priscilla Carnaval

De acordo com os critérios de classificação da União Ciclística Internacional (UCI) para a competição de BMX, os quatro primeiros países do ranking olímpico masculino terão direito a três vagas, do 5º ao 7º colocado serão disponibilizadas duas vagas e do 8º ao 13º haverá apenas um representante. Já na disputa feminina, as três primeiras nações têm direito a três vagas, do 4º ao 7º lugar conquistam uma vaga.

A excelente campanha brasileira se deu principalmente pelo intercâmbio contínuo da equipe durante todo o ciclo olímpico, uma vantagem possível graças ao investimento da Caixa Econômica Federal. Com o planejamento bem executado da CBC, os pilotos brasileiros tiveram a oportunidade de disputar os principais eventos do calendário mundial, como várias etapas da Copa do Mundo, Campeonatos Mundiais e provas do circuito europeu, além de realizarem treinamentos intensivos em grandes centros esportivos, como o Complexo de Chula Vista, nos Estados Unidos, base de treino da seleção norte-americana e de vários atletas renomados do BMX mundial.

O piloto Renato Rezende, 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Minas Gerais desde criança. Atualmente é um dos principais nomes do Brasil na modalidade, alcançando o feito de ter sido o primeiro atleta do País a representar o BMX em jogos olímpicos (Londres 2012), além de figurar entre os Top30 do mundo nas últimas temporadas. A paulista Priscilla Stevaux Carnaval, de apenas 22 anos, conquistou a vaga no feminino. Conhecida pela sua grande dedicação ao esporte, será a segunda brasileira a participar dos Jogos. A outra foi a atleta Squel Stein, que estreou o BMX feminino brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Vera Barão/Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.