Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diego Faustino (#68), da equipe Honda, é o campeão da temporada 2016 da SuperBike, a categoria de elite do SuperBike Brasil. O piloto paranaense, natural da cidade de Londrina, conquistou seu terceiro título no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, sendo este o segundo consecutivo pela equipe Honda no comando de uma CBR 1000RR. Aos 27 anos, Faustino alcançou o auge da sua carreira nas pistas após vencer uma das temporadas mais disputadas da SuperBike e superar os diversos incidentes ocorridos ao longo do ano.

As previsões no início da temporada não estavam a favor do atual campeão. Seu principal adversário, Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, começou bem o ano e venceu as duas primeiras rodadas disputadas em Interlagos. Já Faustino obteve a vice-liderança na abertura do calendário e, em seguida, minguou apenas uma quinta posição. Porém, nada estava perdido. Na terceira etapa o piloto da equipe Honda partiu com tudo em busca de sua primeira vitória. E quando o lugar mais alto no pódio já parecia garantido, na volta final da corrida, Faustino foi derrubado pelo argentino Marco Solorza (#55), da JC Racing Team, que realizou uma manobra classificada, na melhor das hipóteses, como imprudente. Fim de prova e um banho de água fria nas aspirações do tricampeonato.

Entretanto, ao contrário do que se mostrava, iniciava-se aqui o momento de maior sucesso de Faustino na temporada. O bicampeão da SuperBike venceu as duas etapas seguintes em Interlagos e conseguiu se aproximar de Lewis no classificatório. Findada a primeira metade do campeonato realizada na capital paulista, a decisão do título se encaminharia para outras praças do país. E neste momento seguia para o Paraná, estado de origem do futuro campeão. Porém, já no primeiro confronto, em Curitiba, o resultado não foi nada animador. Faustino sofreu uma queda e encerrou a corrida apenas na nona posição. Em Londrina, na rodada seguinte, o resultado foi outro. O piloto garantiu a vice-liderança da prova e voltou a brigar pelo título.

Mudando de região, o SuperBike Brasil partiu para Goiânia (GO) e deu início a primeira rodada dupla que marcaria a fase final do campeonato. Sem realizar grandes atuações, porém, sempre à frente do principal adversário, Faustino obteve um quarto e um terceiro lugares no Autódromo Internacional Ayrton Senna, respectivamente.

A decisão do título da temporada ficou para a grande final, prova realizada no dia 4 de dezembro no Autódromo de Interlagos. A previsão era de um dia com grandes disputas na pista e pegas de tirar o fôlego. Apenas quatro pontos separavam Danilo Lewis, que vinha na liderança, de Faustino, em segundo. E para apimentar ainda mais essa briga, o adversário da Tecfil garantiu a pole position nos treinos classificatórios. Mas foi Faustino quem comemorou o resultado da primeira bateria. O piloto de Londrina venceu a corrida e tomou, pela primeira vez, a liderança no classificatório geral. Já Lewis ficou com a terceira posição no pódio.

Assim, a definição do campeão da temporada 2016 recaiu para a segunda largada da etapa final do calendário. E ou contrário do que se esperava, a comemoração do título se deu ainda com os pilotos em pista. Danilo Lewis teve problemas mecânicos com sua moto e abandonou a prova logo no início da segunda volta. Fim da disputa. Faustino, que no momento tinha cinco pontos de vantagem para o adversário, já era campeão mesmo sem precisar terminar a corrida. Ainda assim, o piloto faturou mais um pódio com a vice-liderança da prova.

“O que dizer dessa equipe [Honda]? Simplesmente espetacular, tivemos todos os motivos do mundo para entregar os pontos durante o ano, mas demos a volta por cima. Quem acompanhou a temporada 2016 sabe do que estou falando. Não desistimos e hoje [domingo, 4] tivemos a recompensa de todo o trabalho e dedicação. Muito obrigado a toda galera que me acompanha pelas redes sociais e também a galera que comparece nas corridas vocês são f*** e fazem toda a diferença. Enfim, dever cumprido, missão cumprida e 2016 tá pago”, publicou Diego Faustino, o campeão da temporada 2016 da SuperBike.

Confira abaixo a classificação final da categoria SuperBike na temporada 2016:

1º - Diego Faustino (#68), da Honda – 187 pontos

2º - Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team – 172 pontos

3º - Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team – 142 pontos

4º - Maico Teixeira (#36), da Honda – 126 pontos

5º - José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda – 120 pontos

6º - Diego Pierluigi (#84), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 105 pontos

7º - Marco Solorza (#55), da JC Racing Team– 82 pontos

8º - Sebastiano Zerbo (#81), BMW Motorrad Alex Barros Racing – 63 pontos

9º - Massao Nishimoto (#41), da Dynel's Racing Team – 52 pontos

10º - Marcelo Skaf (#177), da Pitico Race Team – 50 pontos

O SuperBike Brasil tem Patrocínio Silver Honda, Mobil, Pirelli e Yamaha. Patrocínio Bronze Premium de Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Patrocínio Bronze de Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.

Vanessa Giannellini/Asimp

#JornalUnião

Diego Faustino conquista o título da SuperBike na temporada 2016 - Foto: Paulo Henrique Cruz/VGCOM

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.