Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município vai sediar os eventos no período de 6 a 9 de setembro, com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes (FEL)

Entre os dias 6 e 9 de setembro, Londrina vai sediar o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano de Capoeira, que deve envolver cerca de 300 atletas de todas as regiões do Brasil e outros países. O calendário do evento foi confirmado na última semana, em reunião no gabinete do prefeito Marcelo Belinati com os representantes da organização. A Prefeitura de Londrina é uma das apoiadoras do campeonato, que é uma realização da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB) em parceria com a Federação Paranaense de Capoeira (FEPARCA).

Além de reunir grandes capoeiristas, o Brasileiro e Sul-Americano de Capoeira também será uma oportunidade de divulgar o projeto “Capoeira que te Quero Olímpica”, cujo objetivo é mobilizar a inclusão da prática nos próximos Jogos Olímpicos. Haverá, também, o encontro de lideranças da América Latina.

O presidente da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil, Mestre Valdenor, explicou que a próxima edição marca, ainda, o retorno do Brasileiro, que já estava suspenso há alguns anos. “Devido à pandemia e outras dificuldades estruturais, a capoeira brasileira é a única modalidade que se encontra há vários anos sem um campeonato nacional. E por essa razão, a CCDB propôs a retomada do calendário, com o apoio de diversas federações”, explicou.

Foram convidados a participar do torneio capoeiristas de todo o país. “Aguardamos cerca de 250 a 300 atletas, porém esta quantidade pode oscilar se as equipes tiverem alguma dificuldade de locomoção do seu estado. Mas estamos recebendo já algumas confirmações”, acrescentou o mestre Valdenor.

Para a realização das lutas, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) irá disponibilizar espaços públicos da cidade. Segundo o presidente da CCDB, a cidade foi escolhida justamente por apresentar condições para sediar o importante evento, e pelo empenho da Federação Paranaense de Capoeira junto ao Município e Governo do Estado.

Alexandre Cézar ao lado do prefeito Belinati. Foto: Emerson Dias / NCom

Representando a Federação Paranaense, o professor Alexandre Cézar ressaltou que Londrina possui a infraestrutura necessária para receber grandes eventos esportivos. “A cidade já foi escolhida para sediar o Paraná Combate e seu gestor, o prefeito Marcelo Belinati, está à frente do seu tempo para inovar em gestão pública e bem-estar da população londrinense. Isso faz com que Londrina se torne a sede sul-brasileira do único esporte brasileiro, a capoeira”, destacou.

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, mais do que um evento esportivo, os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Capoeira vêm para incentivar novos praticantes, difundir a cultura da capoeira e fomentar o turismo na região. “É um evento que movimenta o setor esportivo e, além disso, a rede hoteleira, gastronomia, prestação de serviços, ou seja, algo muito importante para a economia local. É com muita alegria que apoiamos e vamos contribuir para que esses torneios sejam um grande sucesso em nossa cidade”, afirmou.

Oguido complementou que a FEL também está incentivando novos apoiadores para contribuírem com o evento esportivo. Dentre os parceiros já confirmados, estão a Secretaria de Estado do Esporte, Câmara Municipal de Londrina, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), Instituto Compliance Afro Indígena Socioassistencial (ICAIS), e TCN Films, que ficará responsável pela transmissão e cobertura das atividades.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.