Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 2022, evento mobilizou cerca de mil pessoas, após dois anos sem edições; houve entrega de medalhas e troféus às equipes campeãs, vice-campeãs e terceiros lugares

Foi realizada, na quarta-feira (13), a cerimônia de encerramento e premiação dos Jogos Escolares de Londrina (JELs) 2022, para a entrega de troféus e medalhas às equipes esportivas mais bem classificadas na competição, envolvendo instituições de ensino das redes pública e privada.

Estiveram presentes no evento comemorativo, ocorrido em auditório totalmente lotado da Unicesumar, cerca de 300 pessoas, entre alunos que disputaram jogos em diferentes modalidades e categorias, dos 12 aos 17 anos, professores, técnicos e diretores, além de familiares e representantes da organização do evento. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), juntamente com o Núcleo Regional de Ensino (NRE Londrina).

No total, mais de mil pessoas participaram dos JELs 2022, incluindo todos os atletas e membros da comunidade escolar. As atividades tiveram início no dia 4 de abril, com jogos em ginásios de diferentes escolas. Neste ano, participaram 31 unidades de ensino para partidas de futsal, basquete, handebol, voleibol e vôlei de praia, nos naipes masculino e feminino, e nas categorias A e B.

Esta foi a primeira edição realizada depois de dois anos sem os jogos, em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Na premiação, foram entregues medalhas às equipes campeãs, vice-campeãs e terceiros lugares, e também ofertados troféus para os primeiros e segundos lugares.

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, se emocionou ao lembrar de sua trajetória no karatê e enfatizou a importância do esporte para o desenvolvimento dos jovens. “Fico realmente feliz por estar aqui diante de vocês todos, pois me recordo dos meus tempos de escola e de tudo que o esporte me proporcionou, transformando minha vida. Quando eu era garoto, meu sonho era poder representar a seleção brasileira nos jogos olímpicos como atleta, e eu ‘bati na trave’. Mas, felizmente, anos depois, já como treinador, consegui participar de um ciclo olímpico sendo um dos técnicos da preparação do Brasil. Peço que todos continuem estudando, aprendendo, e aqueles que gostam se dediquem ao esporte, acreditando sempre nos seus sonhos e potenciais” destacou.

A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Jéssica Pieri, agradeceu à organização dos JELs 2022 e deixou sua mensagem de incentivo aos jovens alunos londrinenses. “Foi um sucesso essa retomada dos Jogos Escolares. Fica aqui a minha enorme gratidão à Fundação de Esportes, às instituições que cederam seus espaços para a realização do evento, professores e diretores. Enalteço, principalmente, as meninas e meninos que são os grandes atores e protagonistas, jogando, se divertindo e convivendo durante esses dias. Amo o esporte, o esporte representa vida, saúde e bem-estar, e as escolas que investem nele oferecem um processo de ensino mais completo aos jovens. Curtam o momento e parabéns”, frisou.

Isadora de Jesus, 14 anos, foi o destaque da equipe feminina de basquete do Colégio Pe. Wistremundo Roberto Perez Garcia (região norte), campeã na categoria B, para atletas de 12 a 14 anos. Ela é a armadora do time e contou que começou a estudar nessa escola em 2022, sendo o mais importante do evento poder conhecer melhor suas novas colegas de time e fazer novas amizades. “A melhor parte do evento é essa. Foi muito legal e divertido estar com as meninas na competição, conhecendo-as melhor e também convivendo com pessoas de outras escolas. O nosso desempenho foi ótimo, já que treinamos apenas dois meses, e conseguimos jogar bem para ganhar o título em nossa idade”, celebrou a jovem, que também já atua na categoria Sub-17 no projeto de basquete da Associação Pé Vermelho de Esportes (APVE).

Seu treinador, o professor Marival Mazzio Junior, comentou mais sobre a edição 2022 dos JELs. Além do time de basquete feminino do Wistremundo, ele também comandou uma das equipes masculinas de basquete de outra unidade estadual, o Colégio Polivalente. “Fiquei muito contente com o título das meninas, que vão disputar agora a fase regional dos Jogos Escolares, em Centenário do Sul. E os rapazes do Polivalente também fizeram bonito, fechando os jogos com o 2º lugar na categoria B (até 14 anos). Os treinamentos nas escolas foram retomados apenas em 2022, após a pandemia, então é muito satisfatório ver todos os alunos londrinenses podendo jogar e curtir o evento com mais segurança, eles e nós professores ficamos muito entusiasmados e felizes com o resultado”, relatou.

Outro estudante vencedor dos Jogos foi Antônio Sandri, 14 anos, goleiro do time campeão de futsal do Colégio Marista (Sub-14). Para ele, o resultado foi excelente, devido ao pouco tempo de treinamento. “Comecei o torneio machucado, mas consegui me recuperar e pude jogar duas das três partidas, sendo campeão com meus amigos. Foi muito legal a sensação de poder vencer a competição. Agora, vamos representar Londrina na fase regional e dar o nosso máximo para buscar o melhor resultado”, afirmou.

Anfitrião do evento de encerramento, o diretor da Unicesumar Londrina, Carlos Vici, saudou os jovens, professores e treinadores. “Espaços que valorizam e trabalham o esporte com seus estudantes, desde a infância, são diferenciados. As escolas não podem ser apenas locais para aprendizado de conteúdos em sala de aula. Os esportes e atividades físicas são de fundamental importância para o crescimento e evolução dos jovens, libertam, fazem bem ao corpo e à mente. Que vocês sejam todos abençoados em suas vidas e trajetórias”, disse.

Os resultados e informações referentes aos Jogos Escolares de Londrina 2022 podem ser encontrados no endereço da FEL, pelo link https://fel.londrina.pr.gov.br/index.php/jeps.html.

Mais sobre o JELs 2022

Os Jogos Escolares de Londrina fazem parte dos Jogos Oficiais do Paraná. Depois da fase municipal, em Londrina, ocorre a classificação para a fase regional, que deve ser realizada em Centenário do Sul, entre os dias 6 e 11 de maio. A próxima fase será a macrorregional, na cidade de Ibiporã, prevista para o mês de junho, e que classifica para a estadual, em julho, no município de Lapa. Depois, haverá a competição nacional, a ser realizada no Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e novembro.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.