Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os atletas da categoria masculina do Instituto Roberto Miranda trabalharam de forma árdua para conquistar a medalha; a iniciativa recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe

A equipe masculina do Instituto Roberto Miranda (IRM) conquistou o terceiro lugar na série A do Campeonato Brasileiro de Goalball, consagrando-se com a melhor colocação já obtida por uma equipe paranaense na competição. O torneio aconteceu entre os dias 23 e 29 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Campeonato Brasileiro de Goalball é a maior competição nacional da modalidade, reunindo as 12 melhores equipes masculinas e as dez melhores equipes femininas. É composto pela Série A e Série B havendo, também, etapas classificatórias regionais.

A equipe masculina londrinense, formada por seis atletas mais a comissão técnica, já estava credenciada para disputar a Série A da competição, por conta de resultados de anos anteriores. Desde o início deste ano, o IRM estava focado e trabalhando para alcançar resultados importantes, por meio de amistosos que auxiliaram no aprimoramento do jogo do time. Além disso, os londrinenses foram campeões da Copa Paraná de Goalball, em agosto – competição também vencida pela equipe feminina do Instituto Roberto Miranda.

Foto: Taba Benedicto/CBDV

Para conquistar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro, o time participou de vários jogos durante o campeonato. Foram três partidas na primeira fase, sendo que os atletas fecharam essa etapa em primeiro lugar na classificação geral, com nove pontos.

Nas quartas de final, a equipe superou o time do Uniace (DF) pelo placar de 10×7. Já nas semifinais, os londrinenses jogaram contra o Sesi (SP), tendo sido derrotados por 7×2 pelo time paulistano. Na disputa pelo bronze, o IRM jogou contra o time Cetefe – Instituto Capital Brasil (DF), e alcançou a vitória por 6×4.

De acordo com o treinador da equipe, Márcio Rafael da Silva, o Campeonato Brasileiro é de suma importância, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores expoentes do goalball mundial na atualidade.

“Foram jogos muito duros e pesados, mas a equipe conseguiu suportar bem e sagrar-se vitoriosa nas disputas”.

O treinador ainda destaca que o projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Segundo ele, esse apoio ajuda o instituto nas questões financeiras que envolvem, por exemplo, as viagens dos times para as competições.

Após a conquista do bronze, ainda há competições importantes para serem disputadas este ano, tanto para o feminino quanto para o masculino. Entre 23 e 28 de outubro, a equipe feminina do IRM disputará o Campeonato Brasileiro – Série B, tendo garantido sua vaga ao conquistar o vice-campeonato do torneio Regional Sul deste ano.

E, de 15 a 19 de novembro, ambas as equipes participarão dos Jogos Abertos Paradesportivos (PARAJAPS), que acontecerão em Foz Iguaçu.

Luiza Arlindo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.