Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Time trouxe o troféu de terceiro lugar na Liga Ouro de Basquete, que é o Campeonato Brasileiro de Segunda Divisão

Para agradecer ao prefeito Marcelo Belinati pelos esforços realizados em prol do basquete de Londrina, ontem (11), os atletas da seleção do Londrina Unicesumar Basketball e o técnico do time, Bruno Lopes, estiveram na Prefeitura de Londrina. A visita contou com a presença do presidente da Fundação de Esportes (FEL), Fernando Madureira.

O objetivo foi agradecer ao prefeito por ter aumentado o repasse para a área esportiva no Município, especialmente no que se refere ao basquete. Com essa ajuda, a equipe trouxe para casa o troféu de terceiro colocado na Liga Ouro de Basquete, que é o Campeonato Brasileiro de Segunda Dvisão. “É um campeonato muito forte, que tem uma mídia muito expressiva no Brasil inteiro e isso foi uma conquista para nós. A nossa expectativa é estruturarmos ainda mais o time, para no próximo ano tentarmos o acesso ao NBB”, explicou o técnico.

Segundo Lopes, atualmente, a Prefeitura de Londrina é a maior patrocinadora do time, repassando, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), R$ 470 mil ao basquete do Londrina. Com esse montante, são custeadas todas as viagens, o pagamento das comissões técnicas e dos salários dos atletas, o valor das passagens, do transporte, da alimentação, da parte estrutural dos locais de treino e despesas com pessoal.

Durante o encontro, o prefeito lembrou que, desde quando assumiu a gestão, quase dobrou o valor orçamentário da Prefeitura para o esporte, tendo em vista que este é um instrumento de inclusão social, de geração de saúde e de lazer para as crianças e uma oportunidade para os atletas se tornarem profissionais. “O basquete renasceu em Londrina e é um projeto ambicioso de futuro. Ele leva o nome de Londrina para todo o país e faz um trabalho de base com a nossa garotada. Por isso, vai ter todo nosso apoio, assim como tem tido desde o início da nossa gestão”, frisou.

Com o repasse feito pelo FEIPE, é possível manter também os projetos de base e de alto rendimento no basquete, assim como projeto social para cadeirantes, na modalidade 3 contra 3 e com as mais de 200 crianças que participam da iniciativa. Além delas, 16 atletas profissionais, que disputam os campeonatos brasileiros, também recebem ajuda financeira proveniente do FEIPE e de empresas privadas parceiras.

O presidente da FEL ressaltou o trabalho e o esforço que toda a equipe vem realizando em prol do basquete londrinense e acredita que eles podem se superar nas próximas temporadas. “A equipe do basquete veio trazer uma homenagem ao prefeito e agradecer pelo reforço que obteve na verba do basquete. Eles fizeram uma campanha brilhante na Liga Nacional e tem uma credibilidade para serem convidados para a série A”, destacou.

Novas iniciativas

Além da visita da equipe de basquete, o presidente da FEL levou ao prefeito a ideia de uma iniciativa de projeto pioneiro, que prevê uma parceria entre o Exército do Brasil, a Fundação de Esportes de Londrina, a Secretaria de Educação e a Assistência Social. A intenção é levar atividades físicas esportivas, reforço escolar e informações sobre civismo para as crianças de áreas vulneráveis.

Para isso, um projeto, que está sendo estudado, prevê atividades em contraturno escolar, com a ajuda de estagiários dos cursos de graduação em Educação Física e dos integrantes do Tiro de Guerra. Assim, os alunos que frequentam aulas no período matutino, poderiam participar de ações à tarde, receberiam lanches e um espaço para banho após as atividades físicas.

Esse projeto faz parte de uma ação maior que é realizada pelo governo federal em parceria com as prefeituras municipais. Atualmente, as cidades de Uberaba, Piracicaba, Mossoró e Maringá já realizam ações como esta. Em Londrina, ele seria desenvolvido com a ajuda do Tiro de Guerra, pois a cidade ainda não tem uma estrutura do Exército Brasileiro.

(NCPML)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.