Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ADR Unopar Super Muffato foi campeã na competição com as ginastas do Juvenil, e vice-campeã nas categorias Pré Infantil e Infantil

Entre os dias 22 e 26 de novembro, foi realizado em Curitiba o Campeonato Brasileiro de Conjuntos de Ginástica Rítmica, com participação de 48 clubes de 12 estados brasileiros. E a equipe londrinense ADR Unopar Super Muffato brilhou na competição nacional, obtendo duas medalhas de ouro na categoria Juvenil e outras três de prata com as equipes Pré Infantil e Infantil.

Ao todo, o Brasileiro de Conjuntos de Ginástica Rítmica reuniu 600 atletas, pelas categorias Pré Infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Infanto-Juvenil (13 e 14 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (a partir de 16 anos). O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica e organizado pela Federação Paranaense de Ginástica. Teve patrocínio das Loterias Caixa e apoio da Secretaria do Esporte do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo da Copel por meio do programa Proesporte.

Da equipe londrinense, as ginastas do Juvenil subiram no lugar mais alto do pódio duas vezes, com excelentes performances do conjunto na prova geral e com bolas. A equipe contou com as atletas Giovana Parra, Gabriela Rigon, Luiza Ocampos, Nicole Galdino, Yumi Moriyama e Maria Clara Semcovici.

Na categoria Infantil, Londrina foi vice-campeã tanto no geral como na prova de mãos livres. Essa equipe foi composta pelas ginastas Tatiana Bertola, Amabilly Silva, Pietra Oliveira, Luana Alves, e Maria Eduarda Brustolin.

Com as ginastas do Pré Infantil, a medalha de prata foi obtida na competição de mãos livres pelas atletas Luíza Echs, Sophie Vitorelli, Beatriz Treviso, Thalia Natalino e Lívia Martinelli.

A técnica Debora Falda, da ADR Unopar Super Muffato, acrescentou que o trio de ginastas que competiu na categoria Adulto ficou entre as cinco equipes melhores do Brasileiro. “Foi um ano bem desafiador, mas essa é a nossa competição-alvo, então chegamos extremamente preparadas. Conseguimos realizar séries muito boas, por isso obtivemos resultados tão expressivos”, apontou.

Visando a conquista do ouro, o grupo Juvenil apresentou uma nova série de corda, que a técnica considera mais forte que a anterior. “Na série de bola, que já é mais antiga e fazem desde o ano passado, elas atingiram um nível de excelência. Além disso, só comigo, são atletas que já treinam há oito anos, mais o período com a treinadora anterior. Estão juntas há bastante tempo, então conseguimos alinhar vários pontos por conta dessa afinidade”, indicou.

Sobre os novos talentos da ginástica, Falda reforçou que Londrina tem ótimas chances de brilhar no cenário nacional e internacional. “Levamos dois conjuntos Pré Infantil para o Brasileiro. Ao todo, competiram 16 conjuntos e os nossos dois ficaram no top 7. Isso quer dizer que temos uma equipe Pré Infantil excelente, com onze meninas de alto nível que vão crescer juntas e estarão no pódio do Paraná, Brasil e, por que não, do mundo por muitos anos”, comemorou.

Além de Debora Falda, a comissão técnica da ADR Unopar Super Muffato no Brasileiro de Conjuntos de GR também contou com a treinadora Haniely Leão, mais as auxiliares Thais Santos e Thacyane Vargas.

Seleção 

Logo após o enceramento do Brasileiro de Conjuntos, as equipes Pré Infantil e Juvenil da ADR Unopar Super Muffato embarcaram para o Paraguai, onde vão representar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica no Campeonato Sul-Americano Age Group e Juvenil.

Esse torneio será disputado em Assunção, entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro. “Viemos como seleção transitória, representando o Brasil. E a nossa expectativa é conquistar o ouro, já que o Brasil leva quase todos os ouros nessa competição”, contou a técnica.

E as ginastas Isadora Negrão e Luisa Ocampos, da equipe juvenil, também irão participar de estágio no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Ginástica, localizado em Aracaju. Na ocasião, serão selecionadas as atletas que vão compor a Seleção Brasileira de conjuntos e individual.

A ADR Unopar Super Muffato é patrocinada pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.