Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A equipe juvenil da Unopar, patrocinada pelo FEIPE, foi escolhida como seleção brasileira no Campeonato Mundial e Pan-Americano de GR

A equipe juvenil de Ginástica Rítmica (GR) da Unopar foi selecionada para representar o Brasil no primeiro Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá em julho, na Rússia, e no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no México. Integram a equipe juvenil da Unopar as ginastas Emilly Almeida, Flávia Izidoro, Gabriella Castilho, Júlia Kurunczi, Mel Gomes de Oliveira e Rafaela Elias. O grupo, treinado por Juliana Coradine, faz parte da equipe da Associação Desportiva e Recreativa da Unopar, habilitada para patrocínio pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) da Fundação de Esportes de Londrina, em 2019.

A escolha do grupo londrinense ocorreu em uma seletiva da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). A avaliação foi conduzida pelo Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da CBG, e contou com a participação da treinadora da Seleção Brasileira de Conjunto, Camila Ferezin, da presidente do Comitê Técnico da CBG, Renata Teixeira, e do diretor de Arbitragem da CBG, Leonardo Palitot. Para a disputa, foram convocados os cinco conjuntos com melhor colocação no Campeonato Brasileiro de 2018.

Com um histórico de sucesso, as meninas, que têm idade de 13 a 14 anos, faturaram o título de campeãs no conjunto de corda e foram vice-campeãs no resultado geral do Campeonato Brasileiro de GR de 2018. Em outubro, foram campeãs sul-americanas como Conjunto, campeãs brasileiras individual por equipe, e receberam a medalha de ouro nos Jogos da Juventude do Paraná e dos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal.

Além da equipe londrinense, outros dois conjuntos disputaram a vaga na seletiva nacional. Para a treinadora, a conquista é consequência do extenso trabalho que as atletas vivenciam diariamente. “Receber esse resultado foi sensacional. Nós treinamos muito, voltamos antes das férias, com treinos até aos domingos. E quando você recebe um retorno positivo como esse, depois de todo o trabalho que tivemos, é muito gratificante, mostra que todo sacrifício valeu a pena. Ficamos irradiantes, pois teremos os nossos nomes na história da ginástica mundial”, comentou.

As atletas, que são de Londrina, conciliam a agenda de estudos com os treinos, mais as disputas em campeonatos dentro e fora do país. Para Juliana, a dedicação colocada pelas ginastas em tudo o que fazem é um diferencial do grupo. “Durante as férias escolares nós treinamos nos dois períodos, manhã e tarde, aproximadamente 8 horas por dia. E quando as aulas começaram, nós estendíamos o treino até aproximadamente 20 horas. São meninas muito focadas, adolescentes que ficam dentro de um ginásio por oito horas, mesmo podendo fazer outras coisas. E elas fizeram essa escolha, o que faz delas meninas especiais e vitoriosas”, frisou.

Além de terem sido pré-aprovadas pelo edital do FEIPE 2019, a equipe juvenil de GR contou com patrocínio do fundo especial em anos anteriores. A treinadora afirmou que os recursos do Município são fundamentais. “Esse patrocínio é muito importante, já que as meninas têm alimentação todos os dias, material de treino, collant próprio para competição e ajuda de custo nas despesas do treinamento, como sapatilhas, transporte, lanche e outros. Para ser atleta de alto rendimento, é preciso ter investimento, e esse auxílio tem ajudado muitas as meninas a realizar o sonho de serem campeãs”, ressaltou.

O assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos, lembrou que, além de já terem sido pré-aprovadas pelo edital de 2019 do FEIPE, a equipe de GR da Unopar foi beneficiada com recursos do FEIPE em outros anos. “A Ginástica Rítmica é uma das modalidades que mais trazem resultados para Londrina. Tanto nos Jogos da Juventude como nos Jogos Abertos, elas sempre estão entre as campeãs. É um projeto parceiro nosso há alguns anos, que desenvolve um ótimo trabalho técnico, integra a base da seleção brasileira e conta com altíssima qualidade técnica e organizacional”, disse.

Santos adiantou também que, para este ano, dois grandes eventos da GR irão ocorrer em Londrina. “Iremos sediar dois campeonatos paranaenses de ginástica rítmica, e o Campeonato Brasileiro. Então essa é uma modalidade que conta com total apoio da FEL, tanto pela organização quanto pelo trabalho que eles desenvolvem, que é excepcional”, citou.

Como a seletiva ocorreu após o prazo para inscrição de propostas do FEIPE 2019, os gastos referentes às viagens para a Rússia e México não constavam nos planos de trabalho que foram pré-aprovados pela FEL. Agora, além de desenvolver a parte técnica, o grupo planeja arrecadar fundos e garantir a participação nos dois eventos, para cobrir os custos com passagens, hospedagem, alimentação e outros.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.