Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os atletas Guilherme Belarmino e Renê Patrick conquistaram medalhas de prata e ouro, respectivamente, no maior torneio nacional da modalidade

Atletas londrinenses de kickboxing são novamente destaque no 31º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, realizado entre os dias 16 e 19 de junho de 2022 em Vitória, no Espírito Santo. A equipe, formada pelos atletas Renê Patrick e Guilherme Belarmino voltou para a cidade com grandes resultados no torneio, conquistando medalhas de ouro e prata, respectivamente.

Renê Patrick, que compete na categoria Low kicks faixa colorida +91kg, venceu os dois duelos que lutou e conquistou o inédito ouro londrinense em um campeonato brasileiro. Para ele, a vitória nesta edição do Brasileiro teve um sabor de superação. “Trabalhei muito durante todos esses meses para melhorar o meu desempenho físico, mental e espiritual e, a conquista da medalha de ouro, é a coroação de todo esse trabalho começou ainda no torneio do ano passado. Eu sabia que poderia melhorar e consegui. Tudo fruto dos ensinamentos de meu mestre e amigo Guilherme Belarmino e apoio de familiares e amigos”, ressaltou o campeão.

Já Guilherme Belarmino, que disputa o Brasileiro desde 2010, subiu mais uma vez ao pódio na categoria Low kicks faixa preta até 86kg. O atleta chegou ao torneio embalado por uma grande sequência de vitórias na temporada 2021/2022, sendo campeão da etapa Karlovac da Copa da Europa na Croácia, em fevereiro; 1º lugar de sua categoria no Campeonato Paranaense e atual líder do ranking nacional na categoria até 81kg desde 2019. Os atletas contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do do Fundo Especial de Incentivo a Programas Esportivos (FEIPE) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

No Brasileiro, Belarmino venceu a semifinal contra um atleta do Rio de Janeiro e avançou para a final, quando enfrentou Everton Rocha, outro grande atleta de São Paulo e contra quem o londrinense já havia disputado a final do Sul-Americano e do último Brasileiro. “Fiz uma final muito equilibrada desde o começo, pois já sabia que seria uma luta de parar o ginásio. Terminei o combate com a sensação de dever cumprido, independente do resultado da luta. Tudo que treinei, consegui colocar em prática. Fico grato por mais um ano estar no pódio, entre os melhores, com a bandeira de Londrina no peito. Encerrei o campeonato em 2° lugar por uma decisão dividida. Agora é trabalhar para as próximas competições”, destacou Belarmino.

A 31ª edição do Campeonato Brasileiro de Kickboxing foi a 12ª participação de Guilherme Belarmino no torneio. Ele considera uma grande honra poder se manter em atividade e representar Londrina no pódio. “Nestes mais de 10 anos, nós conseguimos formar vários medalhistas em Campeonatos Brasileiros, Pan-Americanos e, muito mais que medalhas, conseguimos tirar jovens das ruas e dar oportunidades para que eles pudessem ser o que sonharam. Agradeço sempre a Fundação de Esportes de Londrina que, através do Feipe, tem sido uma ferramenta fundamental para desenvolvimento esportivo de nossa cidade”, acrescentou o atleta.

O Campeonato Brasileiro de Kickboxing, realizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), é o maior e mais disputado torneio da modalidade no Brasil. O evento, que contou com a participação de 1.255 atletas de 18 estados, conta pontos para o ranking nacional e garante a classificação para outras competições e eventos internacionais.

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, essas conquistas são a confirmação de que o kickboxing vem crescendo na cidade. Ele complementou que é sempre uma grande alegria poder acompanhar as vitórias e os resultados positivos dos atletas. “O kickboxing é uma modalidade que tem tido uma grande representatividade aqui em Londrina. Nossos atletas conquistam projeção nacional em campeonatos e torneios e, a cada ano, nossa equipe amplia o número de participantes”, completou.

Próximas disputas

Agora, a equipe londrinense de kickboxing se prepara para competir na Copa Paraná, que será realizada no mês de agosto, em Guarapuava. E a Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, está trabalhando para que a Copa Brasil de Kickboxing seja realizada na cidade em setembro. “Queremos cada vez mais investir em esportes e eventos aqui na cidade. Em outubro, vamos receber o Paraná Combate, evento promovido em parceria com o Governo do Estado, e a previsão é de que teremos 10 modalidades de lutas, entre elas, o kickboxing”, finalizou Oguido.

Ana Almeida/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.